O Windows 11 foi anunciado oficialmente na última semana, e sua primeira prévia foi liberada pela Microsoft na segunda-feira (28), para membros do programa Windows Insider. Em meio às polêmicas sobre computadores compatíveis ou não com o novo sistema operacional, alguns entusiastas resolveram instalar o sistema em dispositivos menos óbvios — foi como a plataforma foi parar no Raspberry Pi 4 e em um smartphone Lumia 950 XL.
O usuário theSPEEDCAT do Reddit postou algumas imagens do Windows 11 em execução em um Raspberry Pi 4 com 4 GB. Apesar de não haver um vídeo ou muitas informações sobre o processo, ele afirma que a plataforma conseguiu obter um desempenho melhor do que o Windows 10 no mesmo hardware. A instalação foi possível devido à versão ARM64 do sistema, baixada pelo UUPdump.
Já o estudante de engenharia e desenvolvedor Gustave Monce postou no YouTube um vídeo de um Lumia 950 XL com Windows 11. Monce já havia sido notícia há algumas semanas, quando afirmou executar o Windows 11 vazado no smartphone — o que, na época, foi um mal-entendido, já que ele teria apenas usado o app Remote Desktop, quando a versão ARM ainda não estava disponível.
Mas agora é diferente: com o novo sistema em versão ARM instalado, o celular exibe a barra de tarefas atualizada, o menu Iniciar e até mesmo o app de configurações repaginado. As animações também estão intactas.
A Microsoft já havia dito que o Windows 11 está otimizado para telas sensíveis ao toque, o que é um esforço mais voltado para tablets e notebooks, mas é impressionante como a plataforma obtém um redimensionamento relativamente agradável no celular.
É claro, não é a usabilidade ideal, porque ele não é projetado para isso — mas é curioso ver o Windows 11 rodando minimamente bem em máquinas não convencionais, inclusive em um Windows Phone de seis anos atrás, como o Lumia 950 XL.
A primeira prévia do Windows 11 está disponível para desktops com processadores Intel, AMD e ARM (Snapdragon) no canal Dev, para Insiders.
Com informações: XDA Developers, Windows Latest.
Até que o bichinho roda direito no 950 XL. Claro que nada super rápido, mas longe de ser igual o que rodou aqui no Vmware. hahaha
Nenhum comentário:
Postar um comentário