O Enjoei é uma plataforma de e-commerce focada em roupas, mas que vende de tudo: móveis, eletrodomésticos, celulares, PCs, câmeras, videogames, entre outros. A empresa é listada na bolsa de valores B3 e vale atualmente cerca de R$ 2 bilhões. Para continuar crescendo, ela mudou as taxas cobradas de vendedores, que pagarão menos no caso de produtos mais caros.
Talvez você não conheça esse marketplace, mas ele é interessante para mim por um motivo especial: as vendas geralmente acontecem muito rápido. Eu quis me desfazer de alguns itens de casa e postei anúncios na OLX, no Facebook e no Enjoei – era sempre nesse último que apareciam interessados, mesmo se meu preço fosse um pouco maior.
O problema é que o Enjoei cobrava taxas altas para isso, e o cálculo era meio confuso: antes, dependendo do valor do produto, você pagava 18,5% ou 20% de comissão, mais uma taxa fixa que podia chegar a R$ 13, mais a coparticipação no frete que ia a até R$ 10.
Nesta semana, o Enjoei anunciou que as taxas foram simplificadas: agora o percentual de comissão é 13%, independentemente do valor da mercadoria. A coparticipação do frete foi removida, e há uma nova escala de taxas fixas:
O que isso significa na prática? De acordo com um levantamento feito pelo Tecnoblog, os vendedores pagarão comissões ligeiramente mais baixas ao venderem produtos entre R$ 70 e R$ 150; as taxas são ainda menores para itens acima de R$ 200. Você pode observar isso no gráfico interativo no final do post.
Com a nova cobrança, o Enjoei fica um pouco mais próximo de plataformas como o Mercado Livre – que possui taxas de 11% a 19% dependendo da categoria do produto, mais R$ 5 por unidade em produtos abaixo de R$ 79.
O Enjoei fez parcerias com diversas marcas grandes, como Disney, Michael Kors, Emporio Armani e Fossil; mas ainda mantém usuários que realizam vendas casualmente, como eu. As novas taxas podem ajudar a atrair mais vendedores.
O volume de vendas dobrou no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a R$ 172 milhões. Desse total, a empresa retém 25%, em média, com a cobrança de taxas e serviços como o Enjoei Pro. No entanto, o Enjoei ainda perde dinheiro: o prejuízo foi de R$ 31 milhões em 2020.
Plataforma muuito confusa e burocrática, vendo no ML a quase 20 anos, na OLX a uns 6 anos, já vendi até no marketplace decadente do Facebook mas esse Enjoei o mais próximo que cheguei foi tentar criar um anuncio pois que me lembro desisti nesse processo, fiquei impressionado com “valerem” 2Bi, pra mim estava era já com um pé na cova.
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