Sem nenhum alarde, a Vivo lançou sua própria conta digital. O aplicativo Vivo Recarga conta com cartão virtual pré-pago e permite usar o saldo para fazer pagamentos, recarga do celular e transferências. No entanto, o serviço já nasceu ultrapassado: não há suporte ao Pix e transações TED são tarifadas.
Em um primeiro momento, é muito estranho o nome Vivo Recarga, uma vez que o serviço de recarga para celular pré-pago usa esse mesmo termo. Qualquer pessoa pode criar uma conta digital, seja ela cliente da Vivo ou não.
O Vivo Recarga não possui cartão físico de crédito ou débito, mas dá direito a um cartão virtual pré-pago na função crédito – é necessário ter saldo na conta para fazer transações. Também é possível usar o aplicativo para pagar boletos, transferir por QR Code (apenas para outras contas Vivo Recarga) e comprar créditos para Uber, Spotify, iFood e Google Play.
Ao menos por enquanto, a conta digital do Vivo Recarga está disponível apenas para smartphones com sistema operacional Android.
As únicas formas de colocar dinheiro no Vivo Recarga são boleto bancário, TED ou DOC. Eu abri uma conta para testes e tentei mandar dinheiro via Pix, mas a transação foi negada pela instituição vinculada (Banco Votorantim).
Outro problema é que a Vivo cobra R$ 2,00 para cada compensação de boleto e mais R$ 3,50 para cada TED ou DOC feito para outros bancos. Transferências para outras contas do Vivo Recarga não são cobradas.
Sendo assim, é certo dizer que o Vivo Recarga é um serviço com poucas vantagens. Estamos em dezembro de 2020 e já existem um monte de contas ou carteiras digitais que não possuem nenhuma tarifa, dão mais benefícios e suportam Pix.
Soa confuso, mas é isso mesmo: quem fizer uma recarga pela conta Vivo Recarga recebe o dobro de bônus que as demais plataformas digitais. Até agora, essa é a única vantagem que encontrei no aplicativo.
A Vivo não esclarece no site do Vivo Recarga qual a duração do bônus – nas plataformas tradicionais, a franquia extra de internet vale apenas por 7 dias.
Não é só a Vivo que se aventura no mercado de contas e carteiras digitais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário