Chegamos a dezembro e, como virou tradição nesta época, o Spotify revelou o que foi mais popular entre usuários desde janeiro. O serviço de streaming apresentou listas com artistas, álbuns, músicas e podcasts mais ouvidos no Brasil e no mundo em 2020. A plataforma divulgou ainda algumas tendências que observou neste ano.
No Brasil, as listas foram dominadas por nomes do sertanejo. A artista mais ouvida entre os usuários do Spotify no país foi Marília Mendonça. Ela foi seguida por Henrique & Juliano, que, com Liberdade Provisória, tiveram a música mais ouvida por usuários brasileiros e por, Gusttavo Lima, que, com O Embaixador in Cariri, teve o álbum mais ouvido do ano.
O mais ouvido do mundo no Spotify foi Bad Bunny, que, entre janeiro e novembro, teve 8,3 bilhões de reproduções em suas músicas. O rapper também teve o álbum mais ouvido do mundo na plataforma. Lançado em fevereiro, YHLQMDLG teve mais de 3,3 bilhões de reproduções em todo o mundo.
Entre as mulheres, Billie Eilish foi pelo segundo ano consecutivo a cantora mais ouvida do mundo no Spotify. Na lista de músicas mais ouvidas do mundo, o título ficou com Blinding Lights, de The Weeknd, com 1,6 bilhão de reproduções. Com 1,9 milhão de podcasts disponíveis, o serviço de streaming também indicou que The Joe Rogan Experience foi o mais popular de 2020.
O Spotify apresentou outros dados que chamaram a atenção em 2020, ano marcado pela pandemia do novo coronavírus. Um deles está relacionado à adoção em massa do home office: as playlists com músicas para trabalhar de casa tiveram alta de 1.400% entre abril e maio. Além disso, os podcasts sobre bem-estar cresceram 180% de janeiro a novembro.
O ano também será lembrado pelas manifestaçõies após mortes de pessoas negras por conta da violência policial. A playlist Black Lives Matter, do Spotify, teve 64 milhões de reproduções. A plataforma também registrou 65 mil playlists com título Black Lives Matter ou BLM.
O serviço também apontou hábitos que os usuários tiveram neste ano. Um deles aponta para uma alta de 55% no uso a partir de consoles, entre janeiro e novembro. No mesmo período, houve um crescimento no interesse por podcasts, principalmente de pessoas entre 18 e 24 anos. Segundo a plataforma, o horário mais popular para ouvir os programas é entre 6h e 9h da manhã.
E eu aqui lendo a notícia ouvindo exatamente Blinding Lights. : -P
Música ideal se você quer uma música moderna com uma vibe anos 80.
The Weeknd com o 2º álbum mais ouvido e a música mais ouvida, sem nenhuma indicação ao Grammy. Lamentável.
Gosto é igual braço né…
Nenhum comentário:
Postar um comentário