quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Facebook paga anúncio de jornal para criticar Apple e iOS 14 | Negócios | Tecnoblog

O embate entre Facebook e Apple por conta de uma função de privacidade no iOS 14 tem um novo capítulo. A empresa de Mark Zuckerberg veiculou nesta quarta-feira (16) anúncios em alguns dos principais jornais dos Estados Unidos para sustentar que a alteração no sistema operacional prejudicará principalmente os pequenos negócios.

Facebook no celular (Imagem: Tecnoblog)

A mudança no iOS 14 vai exigir que os aplicativos tenham a permissão dos usuários para coletar dados durante a navegação em outros apps e sites. A regra, que vai impactar apps com acesso a muitas informações, como o Facebook, começaria a valer em setembro de 2020, mas foi adiada para o início de 2021.

Para se posicionar contra a nova regra, o Facebook exibiu anúncios no New York Times, Wall Street Journal e Washington Post com a seguinte chamada: “Estamos enfrentando a Apple pelas pequenas empresas em todos os lugares”. A campanha ainda inclui um texto com críticas à mudança no iOS 14.

O Facebook afirma que a restrição da Apple à coleta de dados fará as pequenas empresas registrarem, em média, uma queda de mais de 60% em vendas feitas a partir de anúncios.

“Embora a limitação de como anúncios personalizados podem ser usados impactam grandes empresas como nós, essas mudanças serão devastadoras para as pequenas empresas”, afirma o Facebook. “As pequenas empresas merecem ser ouvidas. Ouvimos suas preocupações e estamos com vocês”.

I’m pretty certain #Facebook is fighting #Apple to retain access to personal data. #PID #privacy. #fullpagead #wsj pic.twitter.com/029WwaGSs0

— Dave Stangis (@DaveStangis) December 16, 2020

Além dos anúncios, o Facebook publicou um comunicado em que detalha sua posição. A empresa afirma que a nova função no iOS 14 prejudica pequenos negócios e desenvolvedores que já estão com dificuldades em meio à pandemia do novo coronavírus, e afirma que a Apple aproveita o controle sobre a App Store para adotar práticas anticompetitivas.

O Facebook afirmou que a nova política da Apple “trata-se de lucro, não de privacidade”. A empresa alega que a mudança fará o faturamento da Apple aumentar de duas formas: com a plataforma de anúncios Apple Search Ads, que passaria a ser mais utilizada; e com apps que se tornariam pagos devido à perda na receita com anúncios e, por isso, estariam sujeitos à taxa da App Store.

A Apple não respondeu às críticas, mas já se posicionou sobre esse caso anteriormente. Em novembro, a empresa afirmou que o Facebook tem “desrespeito pela privacidade do usuário”. A companhia afirmou ainda que não é contra a publicidade ou a coleta razoável de dados, mas criticou o rastreamento invasivo sobre usuários.

Enquanto a função de privacidade no iOS 14 não entra em vigor, outras alterações feitas pela Apple detalham a coleta de dados dos aplicativos. Nesta semana, a App Store passou a mostrar as informações às quais os apps têm acesso. A página do Facebook exibe uma lista extensa de dados, o que deve fazer muitos usuários interromperem essa coleta assim que tiverem a opção.

Apple exposing all the ways Facebook tracks you with it iOS app is really quite something pic.twitter.com/hDhB85qk1L

— Tom Warren (@tomwarren) December 16, 2020

Com informações: Bloomberg, The Verge.

Desempenho, preço, compatibilidade e mais: que esperar dos novos Macs com processadores Apple Silicon baseados em ARM

Apple pode estar desenvolvendo mecanismo de busca para seus próprios produtos como alternativa ao Google, segundo jornal

Alerta seria exibido para usuários do iOS em novo recurso de lives pagas da rede social, porém "violaria as diretrizes" da loja da Apple

Centenas de marcas decidiram deixar de anunciar no Facebook em protesto contra o discurso de ódio. O que explica esse boicote?

Da fabricação à remoção do carregador: conheça as medidas adotadas por empresas de tecnologia para preservar o meio ambiente

Comentários com a maior pontuação

O sujo falando do mal lavado.

Esse Facebook é muito cara de pau, acredito que eles estão defendendo as “pequenas” do mesmo tanto que acredito que a Apple retirou os carregadores e furamente cabos, devido a preocupação com o meio ambiente.

Os macetes são os mesmos para todos os consoles, basta digitar as frases corretas para cada código em Red Dead Redemption 2

Saiba o que é e aprenda como usar o Apple Music, serviço de streaming que oferece mais de 70 milhões de músicas sem anúncios

Se você perder o controle da Apple TV pode usar de outro aparelho, comprar um novo ou usar o iOS do seu iPhone ou iPad

Cada uma das gerações do Apple Watch tem características distintas; saiba o que muda entre o Watch Series 1, 2, 3, 4 e 5.

Para todos; pesquise na Biblioteca de Anúncios do Facebook, antes de acreditar que tudo é orgânico, verdade ou inofensivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário