quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Facebook notifica usuários que curtiram fake news sobre COVID-19 | Aplicativos e Software | Tecnoblog

O Facebook mudou a abordagem em casos de usuários que interagiram com fake news sobre a pandemia do novo coronavírus. Agora, a rede social vai mostrar uma notificação para informar que a publicação foi removida por violar seus termos de uso. O aviso também contará com detalhes sobre a decisão.

Notificação para quem interagiu com fake news sobre COVID-19 (Imagem: Divulgação/Facebook)

Esse alerta será apresentado para quem curtiu ou comentou posts removidos devido a desinformação sobre a COVID-19. Ao clicar na notificação, o usuário recebe mais detalhes sobre a decisão da rede social, incluindo uma miniatura da publicação excluída e informações sobre a página ou o grupo em que ela havia sido publicada.

Segundo o Facebook, os usuários também receberão explicações de por que a informação foi removida. A plataforma oferece ainda opções para obter fatos sobre a COVID-19 no site da Organização Mundial da Saúde (OMS) e para deixar de seguir a página ou o grupo em que a informação falsa foi veiculada.

A rede social exibe, desde abril, avisos para usuários que interagiram com fake news sobre a COVID-19. Os alertas apareciam no topo do feed de notícias e contavam com um botão que direcionava ao site da OMS. Esse formato inicial, no entanto, não detalhava os posts que contavam com desinformação a respeito da pandemia.

Por isso, muitos usuários não conseguiam identificar qual post com o qual interagiram tinha desinformação sobre a COVID-19. Agora, o Facebook pretende tornar esse processo mais simples ao oferecer mais detalhes do conteúdo removido.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Facebook já anunciou algumas medidas que prometem combater as fake news sobre o tema. A plataforma proibiu anúncios com teor anti-vacina e adiantou que removerá posts com alegações sobre vacinas da COVID-19 que foram classificadas como falsas por especialistas em saúde pública.

A empresa afirmou ter removido, no Facebook e no Instagram, mais de 12 milhões de posts por apresentarem desinformação sobre a pandemia que pode levar a danos físicos aos usuários.

Com informações: Fast Company.

Em um esforço contra a manipulação de informação, Facebook proíbe deepfakes que são capazes de enganar um "usuário médio"

Área é destacada do restante do feed presente no Google Notícias; novidade chega para Android, iOS e versão web

WhatsApp disponibiliza lista com sete plataformas parceiras do mensageiro para identificar fake news no Brasil pelo app

Google Maps adiciona camada que usa cores para indicar novos casos de COVID-19 em 220 países, incluindo o Brasil

Assim como o Facebook, o Instagram vai sinalizar para todos as publicações que apresentam informações falsas

Comentários com a maior pontuação

Tecnologia usada para colocar o rosto de uma pessoa em outra em um vídeo, o Deep Fake está tirando o sono de todo mundo

Viu algum perfil que imita você ou alguém? Veja como avisar o Facebook

Suspeita que um Facebook é fake? Veja como denunciar o perfil e se proteger

Páginas e contas que imitam outras pessoas não são permitidas no Facebook; denuncie e acompanhe o resultado

Empresas de tecnologia liberam serviços grátis durante a pandemia do novo coronavírus; veja a lista e ajude também a atualizar

Nenhum comentário:

Postar um comentário