Torço para você estar certo
Estamos vivendo uma era de rede de fibra nova em folha. Por isso que existem tantos elogios. Acredito que, no futuro, iremos começar a reclamar da qualidade do serviço de todas as operadoras.
Não creio, fibra óptica não costuma dar problemas inerentes ao meio físico, como acontece com fiação de cobre, seja par metálico de xDSL ou cabo no DOCSIS, que sofrem com degradação de sinal devido à oxidação, emendas, umidade, saturação de nós ou distância à residência do cliente (xDSL somente). Até mesmo furto deixa de ser preocupação com fibra.
Pode ter problemas sim, mas é muito mais raro que nas tecnologias de cobre, além de permitir velocidades muito maiores e latência menor, pois é um feixe de luz e não sinal elétrico que propaga pelo meio.
Até agora estão falando muito bem da Oi fibra. Mas será que a qualidade se sustenta a longo prazo,à medida que a demanda aumenta em vista do ótimo boca a boca?
A rede é nova, vai levar uns 10 anos até começar a envelhecer e aparecer problemas, lembra que o par metálico já foi implantado em cima de uma rede de telefonia velha pela Oi, esse sempre foi um dos grandes problemas dela.
Vejo 2 pontos pra dar problema na fibra só, a porta é compartilhada e suporta só 2,5 Gbps, e não sei quantos clientes por porta a Oi tem colocado, mas com 10 clientes de 400 Mbps tu já pode ter um gargalo ai (e pode ser por isso que a tua rua não liberam upgrade, colocaram clientes de mais na tua porta, já tá no limite), outro ponto é o backbone da operadora, não sei o quanto tem sido investido nele, mas não acho que deixariam dar tanto gargalo assim nele.
consegue conviver sim, as tecnologias são compatíveis.
Tem algum material de estudo pra recomendar sobre docsis 3.1?
A Oi passou fibra aqui no meu bairro (centro de Floripa, perto do IFSC) há 2 meses, mas até agora nada de disponibilizar para venda. Tá tipo enterro de anão…
Só o tempo dirá, então…
Agora espero que a empresa se qualifique tbm em outros aspectos. Se a fibra em larga escala é o futuro e aderir a tecnologia é inevitável,a OI tem que investir não apenas em altas velocidades mas procurar aperfeiçoar o trato com o cliente, contratos menos amarrados etc etc… Um serviço de qualidade e apto a atrair clientes envolve vários aspectos. Olhando a situação da OI hoje,que é gravíssima,ela tem que buscar um diferencial em todos os sentidos pra realmente voltar a ter pujância e credibilidade no mercado.
Obrigado pela explicação, @Marcos_Vinicius1 !
Vou ficar no aguardo da chegada da operadora na minha rua. Sucesso no projeto! É sempre bom para o consumidor ter opções.
Eu li que ela fez uma parceria com uma operadora nordestina para levar o Oi Fibra mais rápido para o nordeste. Você sabe de alguma coisa sobre isso?
Moro em Curitiba e atualmente sou assinante da Copel Telecom (que em breve será privatizada…). Pelo mesmo preço da oferta da Oi, tenho um plano de 150Mbps com o qual não tenho problema nenhum há anos… Porém com a privatização tenho receio da queda da qualidade…
Que bom que está recebendo um pouco mais da velocidade contratada da Vivo Fibra. Aqui recebo exatos 300mb de download e 150mb de upload. Mais não tenho nada do que reclamar, o serviço é bom, e ainda dá 5gb de bônus por tempo indeterminado no plano controle.
Melhor que assinar a internet da Claro/NET que possui um link baixíssimo de upload.
Se um dia a Claro aumentar a taxa de upload talvez dependendo do pacote posso até voltar a ser cliente. Mais assinar plano de 120/240mb para ter taxa de upload baixo sem chances. Partir para o Vivo Fibra com 50% da taxa de upload comparado com o download.
Não era pra ser 200 de up?
Nenhum comentário:
Postar um comentário