terça-feira, 9 de junho de 2020

Ofensa a empresa no Facebook é motivo para justa causa, decide Justiça | Legislação | Tecnoblog

A Justiça do Trabalho considerou válida a demissão por justa causa do funcionário que publicou ofensas em seu perfil no Facebook contra a empresa em que trabalhava. A decisão foi tomada após a empregadora recorrer da decisão de primeira instância que a havia impedido de encerrar a relação de trabalho sem o pagamento das verbas rescisórias.

Facebook - celular

Os magistrados de segunda instância aceitaram as alegações de que o comportamento do funcionário tinha um potencial lesivo. A empresa considerou ofensiva a mensagem compartilhada ao lado da foto de um de seus caminhões. Em uma publicação com palavrões, o trabalhador criticou a falta de organização dos produtos e sugeriu que este era um padrão na empresa.

O funcionário admitiu o caráter ofensivo da publicação, mas afirmou que não houve intenção de causar prejuízo, nem citação ao nome da empresa. A justificativa foi aceita pelo juiz de primeira instância, que não considerou infundada a crítica feita na publicação. Em sua decisão, ele destacou que realmente havia uma falha na montagem dos produtos que apareciam na foto.

No entanto, a relatora do processo em segunda instância, desembargadora Lígia Maria Teixeira Gouvea, da 5ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (Santa Catarina), concluiu que a justa causa deve ser mantida. De acordo com a magistrada, a publicação no perfil pessoal do trabalhador no Facebook “extrapolou os limites do seu direito de liberdade de expressão proferindo insinuação que ofende, de forma inconteste, a imagem da empresa na qual labora”.

Ela indicou ainda que, mesmo sem o funcionário ter citado o nome, o logotipo da empresa era visível nos produtos mostrados na foto. A publicação, portanto, permitiu a identificação da empresa e o seu comportamento “viola o direito à honra e à imagem da empresa”. Como lembrou a magistrada, a prática é um dos motivos para justa causa previstos na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).

Com informações: Migalhas.

Engenheiro não quis aprender a usar PC e não tem celular; ex-funcionário processou concessionária pública na Justiça do Trabalho

É provável que você já tenha caído no gemidão do WhatsApp. Você abre uma mensagem de áudio ou vídeo que parece interessante e, de repente, começa a ouvir um trecho […]

A determinação anterior obrigava a empresa a pagar 15 dias de trabalho a entregadores afetados pelo coronavírus

As empresas deverão pagar o equivalente a 15 dias de trabalho para entregadores afetados pelo coronavírus

Apple e DirectLog foram condenadas a pagar danos morais para cliente em MS cujo iPhone 7 foi extraviado em 2018

Comentários com a maior pontuação

Você pode querer excluir a conta do Facebook definitivamente ou apenas desativar o perfil do temporariamente; nós ajudamos

O Facebook rastreia você mesmo fora do Facebook; saiba como ver e pausar essa vigilância de "Atividade fora do Facebook"

Garantido pela legislação brasileira, o seguro desemprego apoia o trabalhador temporariamente; saiba quem tem direito a recebê-lo

Neste texto, vamos ajudá-lo a criar um Facebook novo, do zero, e resolver problemas comuns que podem vir a aparecer

Do Feed aos Stories, é possível compartilhar automaticamente posts no Instagram e no Facebook

Texto retirado de https://tecnoblog.net/344511/ofensa-a-empresa-no-facebook-e-motivo-para-justa-causa-decide-justica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário