Lançada pelo Google e criada com WebXR, a ferramenta Sodar, simula um anel virtual de dois metros — distância geralmente recomendada para impedir a propagação do novo coronavírus entre as pessoas — ao redor do corpo do usuário, demarcando o raio de distanciamento social a ser seguido nas ruas e espaços públicos, a partir de imagens captadas pela câmera do smartphone. Saiba como usar o Sodar no celular.
A função está disponível em câmeras traseiras de aparelhos compatíveis com ARCore (realidade aumentada) e aparelhos Android, na versão mais recente do Google Chrome para celular. Para usuários de ARCore iPhone 6s ou superior, apesar de todos os modelos de smartphone da Apple suportarem o ARCore, não compatíveis com o Sodar.
Sabemos que medidas restritivas não são confortáveis, assim como andar pelas ruas com o celular em punho parece não ser muito seguro. Testamos a ferramenta e ela se mostrou pouco útil em movimento, especialmente em cidades com calçadas estreitas e em fase de flexibilização das atividades. Infelizmente, não criaram algum tipo de feedback, como nos sensores traseiros e dianteiros dos carros, que exibem cor e som para alertar que alguém ou o usuário ultrapassou o cinturão virtual de segurança.
Porém, encontramos bastante utilidade de uso contínuo, especialmente para quem pratica esportes indoor ou outdoor, como caminhadas ao ar livre e uso de bicicleta.
Com informações: Mashable.
Nenhum comentário:
Postar um comentário