O Facebook Marketplace é uma ferramenta voltada para a compra e venda de produtos entre os usuários. As pessoas podem descobrir e negociar itens pelo Marketplace, que fica dentro da própria rede social.
Vale ressaltar que os produtos não são vendidos pelo próprio Facebook, e sim pelos usuários — a plataforma serve apenas como uma vitrine. Acompanhe neste guia tudo o que você precisa saber sobre o Facebook Marketplace.
Se você faz compras online frequentemente, talvez esteja familiarizado com o conceito de marketplace. É um e-commerce que serve como uma vitrine para lojistas ou até mesmo pessoas físicas.
A plataforma apenas expõe os produtos. Ela funciona como uma loja virtual que te ajuda a encontrar e contatar o vendedor/comprador, mas não é responsável pela negociação, pelo frete e nem pelo pagamento.
Quando um usuário anuncia um item, o Facebook cria um classificado público que pode ser visto no Marketplace, no Feed de Notícias, na busca e até mesmo em lugares fora da rede social. Todos os anúncios devem seguir as Políticas Comerciais do Facebook.
Depois disso, o vendedor e o potencial comprador podem conversar e negociar pelo Messenger. Sempre que estiver interessado em algum produto, confira a classificação do vendedor — a plataforma permite que pessoas que já conversaram ou compraram com ele avaliem a transação. Essa avaliação, no entanto, só aparece no aplicativo para Android e iOS (iPhone e iPad) do Facebook, e não na versão para desktops.
Como o Facebook não se responsabiliza pelas negociações, é preciso ter atenção redobrada ao fazer uma compra.
As condições de pagamento e entrega também ficam por conta do vendedor e comprador. Eles devem decidir se o produto será enviado por um serviço de entrega, como os Correios, ou se será entregue em mãos.
A rede social recomenda que encontros para vender ou comprar um item do Marketplace aconteçam em lugares públicos e bem iluminados. O Facebook ainda aconselha que você avise outras pessoas sobre o lugar para onde está indo.
Facebook Marketplace, Enjoei, Mercado Livre e OLX — quatro plataformas em que você pode encontrar produtos, vender e comprar pela internet. No entanto, cada uma delas tem suas próprias peculiaridades.
Taxas e cobranças à parte, Enjoei e Mercado Livre são mais parecidos entre si, enquanto o Facebook Marketplace se aproxima da OLX.
Por quê? Porque Enjoei e Mercado Livre, de certa forma, se responsabilizam pelas vendas. OLX e Facebook Marketplace agem como intermediadores — pense neles como uma versão moderna de classificados de um jornal.
Existe uma série de coisas proibidas no Marketplace, dentre elas:
E a lista não para por aí. Leia todas as proibições na página de Políticas Comerciais do Facebook.
Se interessou em vender pela plataforma? Não há muito mistério na hora de anunciar itens. Basta seguir as etapas abaixo:
Pronto! Depois disso, as pessoas poderão entrar em contato com você pelo Messenger caso se interessem pelo que foi publicado. Você também pode marcar o classificado como vendido, editá-lo ou excluí-lo.
Desde que respeitem as Políticas Comerciais, pessoas físicas podem criar anúncios e vendê-los em qualquer condição. Até então, o Marketplace não tem funções específicas para empresas, mas isso não significa que elas não possam usufruir da ferramenta.
O Facebook indica que as empresas usem o Gerenciador de Anúncios para anunciar no Marketplace. Ao criar um anúncio pago para sua loja, a propaganda aparecerá no Marketplace — mesmo se você não vender diretamente pela plataforma — e no Feed de Notícias. A peça criada terá um rótulo de Patrocinado e alcançará mais pessoas do que uma publicação comum.
Com informações: Facebook
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