Chegou o dia. Depois de muitas especulações, o Chromecast com Google TV foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (30). O dispositivo traz tudo aquilo que os “vazamentos” revelaram: controle remoto Bluetooth, compatibilidade com o Google Assistente e Google TV como sistema operacional.
A novidade representa a maior mudança já feita no Chromecast. Até então, a linha vinha passando apenas por atualizações técnicas, que não mudavam a proposta do gadget. Agora é diferente: ao incorporar controle remoto e Google TV, o Chromecast deixa de ser totalmente dependente do smartphone.
As mudanças começam no visual. O formato de disco das gerações anteriores cedeu espaço para um design arredondado, porém alongado — e que, confesso, me lembra um sabonete (?!).
O cabo HDMI para comunicação com a TV continua lá. O cabo de energia (USB-C para USB-A) acompanhado de um adaptador para tomada também. A grande novidade é mesmo o controle remoto Bluetooth (alimentado por duas pilhas AAA).
Naturalmente, o acessório permite navegar pela interface do Google TV, dá acesso aos controles de volume (na lateral) e liga ou desliga o Chromecast. O controle remoto também traz botões dedicados para YouTube, Netflix e Google Assistente, com direito a um microfone embutido para comandos de voz.
Mas o principal atributo é mesmo a incorporação do Google TV, uma plataforma de mídia claramente baseada no Android TV. Como tal, ela dá acesso a aplicativos de diversos serviços, como Netflix, Hulu, Disney+, YouTube, Google Play Filmes, Amazon Prime Video e Spotify. Também é possível exibir imagens na TV a partir do Google Fotos.
Relembrando: não é preciso sincronizar o celular com o novo Chromecast para ter acesso a esses e outros recursos.
Já a ficha técnica inclui processador quad-core Amlogic S905X2 com GPU Mali-G31 MP2, 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno, além de conectividade Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.1. Esse hardware permite ao novo Chromecast reproduzir vídeos com resolução 4K, HDR e Dolby Vision.
Nos Estados Unidos, o Chromecast com Google TV entrou em pré-venda com preço oficial de US$ 49,99. O dongle está disponível em três opções de cores: branco, azul e rosa.
Ainda não há informação sobre disponibilidade no Brasil, mas como as gerações anteriores do dispositivo foram lançadas no país, podemos esperar por novidades em breve. O Google promete lançar o dispositivo em outros países ainda em 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário