Em meio a tanta coisa duvidosa, era de fake news, deep fake, fique cada vez mais difícil olhar uma iniciativa com bons olhos. Especialmente se é algo que parte de uma empresa. Mas acho justo dar uma chance, com os pés no chão, e conhecer ações como Facebook Free Basics para saber quais iniciativas apoiar, confiar, ou não.
Talvez nem tudo seja como no documentário O Dilema das Redes, da Netflix. Liderada pelo Facebook, a iniciativa tem com o objetivo levar acesso à Internet, e os benefícios da conectividade, para uma parte do mundo que não os possui. E segue a premissa de que quanto mais nos conectamos, melhor o mundo fica.
Que a internet é essencial para aumentar o conhecimento que temos e compartilhá-lo uns com os outros, todo mundo sabe. E para muitos, é essencial no dia a dia. Contudo, a maior parte do mundo não tem acesso à internet – e nem é preciso ir muito longe para ver/viver essa realidade. Meu (sic) nomadismo digital começou da falta de acesso à internet, mesmo trabalhando remoto.
O Free Basics by Facebook (Android) fornece às pessoas acesso a serviços úteis em seus telefones celulares em mercados onde o acesso à internet pode ser menos acessível. Os sites estão disponíveis gratuitamente, sem cobrança de dados, e incluem conteúdo sobre coisas como notícias, emprego, saúde, educação e informações locais. Seria o mesmo princípio que se tem em muitos planos, acessando WhatsApp, por exemplo, sem comprometer o pacote de dados.
O Free Basics é uma plataforma aberta. Qualquer pessoa pode adicionar seu site à Plataforma de Free Basics, desde que cumpra as diretrizes de participação, que existem para otimizar o desempenho em telefones mais antigos e conexões de rede mais lentas.
Mais de 85% da população mundial vive em áreas com cobertura de celular existente, mas os dados móveis são caros e difíceis de justificar quando não experimentaram os benefícios da Internet. Em parceria com operadoras móveis, as pessoas experimentam o conhecimento e a inspiração que vêm do acesso a sites básicos, gratuitamente.
O Free Basics está disponível em diversos países e municípios através de dezenas de operadoras de telefonia móvel. Mas parece não ter agradado muito, em seu lançamento na Índia e no Egito.
Em 2015, ativistas da neutralidade de rede argumentaram que o Free Basics era uma forma de o Facebook moldar o acesso à internet e de expandir o acesso à rede mundial de computadores, ainda que seja limitado.
Com informações: Facebook Connectivity e Internet.Org by Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário