O Google anunciou nesta segunda-feira (28) que a inteligência artificial responsável pelo cancelamento de ruído do Google Meet, começou a ser aplicada no app em dispositivos móveis. A novidade chega aos poucos e é limitada para algumas contas G Suite, incluindo sua versão para escolas.
Para conseguir cancelar os sons da reunião, deixando apenas a voz dos participantes e sem depender de hardware específico para isso no microfone, o gigante das buscas usa inteligência artificial e machine learning. A dupla consegue remover sons indesejados e que vão desde o barulho das teclas do teclado, indo até a obra que o vizinho resolveu iniciar durante a pandemia de Covid-19, causada pelo Coronavírus.
A ferramenta é capaz de entender o que é voz de pessoas e separa do som que vai para os outros participantes da reunião no Google Meet, que tende a funcionar muito bem desde que a TV não esteja ligada, já que na tela existem outras pessoas falando. O mesmo vale para reuniões com outras pessoas em outros cômodos, que continuam falando.
O cancelamento de ruído já está disponível para a versão web desde o final de junho deste ano e chega agora para smartphones e tablets que utilizam Android, além do iPhone, iPad e iPod Touch do lado do iOS. Basta utilizar o aplicativo oficial do Google Meet e ativar o recurso, que vem desligado como padrão para todos os usuários.
A disponibilidade da ferramenta é bastante limitada, indo apenas para quem tem uma conta G Suite Enterprise e sua variante para escolas – o plano Enterprise custa R$ 112 por mês, por usuário. Outra limitação é geográfica, com Austrália, Brasil, Índia, Japão, Nova Zelândia, África do Sul e Emirados Árabes Unidos de fora.
Neste momento os assinantes do G Suite Basic, G Suite Business, G Suite for Education e G Suite for Nonprofits não são contemplados e sequer existe previsão para eles. O mesmo vale para quem utiliza o Google Meet gratuitamente, com uma conta pessoal do Google.
A liberação do cancelamento de ruído deve levar, a partir de hoje, de um até três dias corridos para chegar para os clientes do Google.
Com informações: Google.
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