O Nubank continua sua expansão internacional: nesta quarta-feira (30), a fintech anunciou o início de suas operações na Colômbia com um cartão de crédito sem anuidade. Ela também atua no México e na Argentina, além do Brasil, onde possui mais de 30 milhões de clientes.
Na Colômbia, o Nubank se chamará apenas Nu. A filial em Bogotá será “a primeira instituição financeira 100% digital do país”, de acordo com a fintech, e terá a colombiana Catalina Bretón como gerente geral. As equipes estão trabalhando de casa devido à pandemia da COVID-19, mas a empresa planeja criar um centro de engenharia, design e ciência de dados por lá.
Neste nosso vizinho latino-americano, o setor bancário também é bastante concentrado: cinco grupos controlam cerca de 80% do mercado. Além disso, mais de 70% das transações são realizadas em dinheiro vivo e seis milhões de adultos não têm acesso a produtos financeiros; mais de 20 milhões possuem um smartphone.
Inicialmente, haverá uma lista de espera em nu.com.co para pedir o cartão de crédito, que não terá tarifa de manutenção. É a mesma tática usada no México, onde foram realizados mais de 150 mil pedidos de cartão desde março; também não há cobrança de anuidade.
O Nubank inaugurou a filial do México em 2019, assim como o escritório na Argentina que serve como hub de talentos e tecnologia (a empresa não oferece produtos financeiros aos portenhos por enquanto). Há ainda o centro de engenharia em Berlim, na Alemanha.
A expansão internacional na América Latina faz parte da estratégia de crescimento do Nubank, para não se limitar somente ao mercado brasileiro. A fintech recebeu US$ 1,4 bilhão em investimentos desde 2014, incluindo um aporte de US$ 300 milhões em junho deste ano. Ela também aposta em outros produtos financeiros, como investimentos através da corretora Easynvest e seguros para automóvel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário