Na época de auge do Windows XP, o passatempo preferido de muita gente era criar ou baixar temas para o sistema operacional. O que ninguém sabia é que a Microsoft desenvolveu um tema secreto para a plataforma que tinha visual claramente inspirado no Mac. O recente vazamento do código-fonte do Windows XP é que trouxe o segredo à tona.
O tema em questão tem codinome “Candy” e elementos visuais que remetem à interface Aqua, apresentada pela Apple em 2000. Esse design chamou muita atenção por trazer efeitos de sombra, transparência e profundidade que causavam sensação de fluidez em botões, barras e ícones, um conceito muito inovador para a época.
Com base no vazamento de código-fonte do Windows XP (problema que também afetou outros sistemas operacionais antigos da Microsoft, como o Windows Server 2003), o The Verge descobriu que, por alguma razão, a companhia decidiu criar um tema para o sistema operacional que conta com elementos encontrados na interface Aqua.
É visível que o tema não foi finalizado. Se por um lado ele traz barras e botões arredondados e com corpo 3D similares aos do Mac, por outro, mantém as janelas com o visual “quadradão” típico da interface do Windows, uma mistura de estilos que deixa o Windows XP com uma aparência muito estranha.
Liberar publicamente o tema Candy faria a Microsoft ser alvo de chacota. Provavelmente, é por isso que a companhia marcou o tema como “apenas para uso interno”. Tudo indica que o visual estilo Mac foi usado pelos desenvolvedores da Microsoft somente para que eles pudessem testar a capacidade do Windows XP de lidar com temas variados.
De fato, o Windows XP foi lançado com o tema Luna como padrão (tema marcado pelas barras em azul, botão Iniciar verde e o icônico papel de parede Bliss, que mostra um campo com gramado e céu azulado), mas uma notável capacidade de personalização de visual.
A Microsoft foi procurada pelo The Verge para comentar o misterioso tema, mas, até o momento, não se pronunciou sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário