quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Qual a diferença entre repetidor e roteador mesh? | Gadgets | Tecnoblog

Estamos cada vez mais conectados, com inúmeros dispositivos. Veja qual a diferença entre repetidor e roteador mesh, como eles funcionam, qual é o mais adequado para cada situação e custos para adotar cada sistema. Evite gastos desnecessários. 

Qual a diferença entre repetidor e roteador mesh / Morning Brew / Unsplash

Os repetidores são dispositivos que atuam ampliando o alcance da rede Wi-Fi dentro de um ambiente. Para se conectar, é necessário desconectar manualmente da sua rede principal e conectar na rede do repetidor. Eles se conectam via Wi-Fi a rede principal, normalmente, apesar de existirem modelos que funcionam com conexão Ethernet e Powerline. 

Qual a diferença entre repetidor e roteador mesh / Leandro Kovacs / Foto

Os repetidores são bons para levar sinal de conexão a salas que tem baixo sinal do roteador principal. São excelentes para remover “pontos cegos” de conexão. O grande problema é a perda de velocidade de conexão do repetidor, em relação ao roteador principal.

O sistema mesh de conexão é o conjunto de dispositivos que unidos criam uma rede integrada dentro da área de cobertura. Os dispositivos são nomeados como “nós” e representam a mesma rede para conexão.

Um dos nós, normalmente, se conecta ao roteador principal por cabo Ethernet, os demais nós são espalhados por toda a área que se quer fazer a cobertura. No Wi-Fi mesh, não é necessário se desconectar manualmente da rede ao entrar na área de outro nó, automaticamente o sistema faz a alteração para o ponto que estiver com o sinal mais forte.

Naturalmente, removem todas as “zonas mortas” de Wi-Fi, mantendo conectado sempre ao se deslocar pela casa ou escritório. São bem simples de configurar, pois, só é necessário conectar ao roteador principal. Nesse caso não existe perda de velocidade em nenhum ponto da casa, coberto pelos nós.

Qual a diferença entre repetidor e roteador mesh / Andres Urena / Unsplash

Podemos fazer alguns ajustes para melhorar sua conexão, antes de adquirir repetidores ou investir em um sistema mesh.

Esperamos ter tirados as dúvidas dos usuários sobre a diferença entre o repetidor e roteador mesh. Siga as dicas para melhorar a conexão, pode evitar o gasto desnecessário com equipamentos. Boa sorte.

Mais informações: dlink.com, intelbras.com.br

O sinal do Wi-Fi na sua casa está ruim? Você pode usar um segundo roteador como um repetidor para resolver o problema; saiba como

Entenda o que é uma rede Wi-Fi Mesh, conheça as diferenças para a tradicional, e saiba por que é melhor do que usar repetidores

Ter problemas com área de cobertura é normal em um roteador tradicional; veja o que fazer para melhorar

Qual o melhor roteador? Se precisa de conforto ou funcionalidades nosso guia "como escolher um roteador" vai ajudar a melhorar sua conexão

Descubra qual a diferença entre modem e roteador, para o que cada um deles serve, e se usar modelo híbrido é uma boa

Com tecnologia mesh, TP-Link Deco M4 é indicado para quem quer Wi-Fi acima de 100 Mb/s na casa inteira

Custando R$ 489, o Multilaser Cosmo é um dos roteadores Wi-Fi com tecnologia mesh mais acessíveis do mercado brasileiro

Twibi Fast e Twibi Giga são controlados por app e podem ter a cobertura ampliada a qualquer momento

Por R$ 722, roteador TP-Link Archer C80 tem suporte a MIMO 3x3, portas Gigabit Ethernet e segue especificação Wave2

A DL Eletrônicos (representante da Xiaomi no Brasil) ainda lançou o Mi Router 4A Giga Version e o Mi Smart Sensor Set 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário