A pandemia da COVID-19 nos obrigou a permanecer em casa, dificultando a já árdua tarefa de encontrar um par romântico. No entanto, o FBI pede para tomar cuidado com o webnamoro: ele pode ser uma fraude e causar perdas financeiras. Só em 2019, foram relatados US$ 475 milhões em prejuízos envolvendo o golpe do relacionamento.
O FBI explica que, na fraude do relacionamento, o criminoso estabelece uma relação de confiança com a vítima — seja como amigo, namorado ou até parente — para convencê-la a enviar dinheiro, itens de valor ou informações financeiras; isso pode envolver inclusive lavagem de dinheiro.
“Nesta forma de fraude, os golpistas se aproveitam de pessoas que procuram parceiros românticos em sites de namoro, aplicativos ou redes sociais, com o objetivo de explorar financeiramente as vítimas”, diz o FBI.
A agência americana permite denunciar cibercrimes através do IC3 (Internet Crime Complaint Center). Em 2019, foram registradas 19.473 queixas categorizadas no golpe do relacionamento. O prejuízo causado por esse tipo de fraude é enorme, ficando atrás somente dos e-mails falsos de phishing.
“As consequências desses golpes costumam ser financeira e emocionalmente devastadoras para as vítimas”, afirma o FBI. “Elas raramente recebem seu dinheiro de volta e podem não ter a capacidade de se recuperar do prejuízo.”
Em tempos de isolamento social, talvez seja difícil dar adeus para seu webnamorado ou webnamorada. Felizmente, o FBI dá algumas dicas que você pode seguir para não cair em uma armadilha:
Com informações: Bleeping Computer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário