A Amazon abriu a primeira loja Fresh que utiliza carrinho high-tech com inteligência artificial, que é capaz de fazer compras sem a necessidade de passar no caixa. A inauguração ainda é apenas para convidados e a abertura para todo o público deve acontecer em setembro.
Este tipo de loja é diferente de outra que a própria Amazon já espalhou pelos Estados Unidos, chamada de Amazon Go. Na Fresh a ideia é de compras maiores, geralmente que cabem em duas sacolas grandes, enquanto a versão Go continua focada em uma compra pequena e semelhante ao que é feito em lojas de conveniência.
Outra diferença é que enquanto na Go o cliente simplesmente pega o item da prateleira e ele é automaticamente identificado pelos inúmeros sensores, no Amazon Fresh quem faz este trabalho é um carrinho chamado Dash Cart que tem uma tela na alça onde ficam as mãos do usuário, junto de sensores nas bordas dele para identificar o que é colocado lá dentro – tem até uma balança para saber quantos itens soltos e vendidos por peso, como frutas, foram adicionados.
A primeira loja inaugurada com este sistema fica no bairro Woodland Hills da cidade americana de Los Angeles, tem aproximadamente 3,2 mil metros quadrados e é do tamanho de um mercado como o Whole Foods, que desde 2017 é da Amazon, mas focado em produtos orgânicos ou frescos.
Além do carrinho high-tech, a loja dispõe de diversos Echo Show em quiosques que servem como auxílio para quando o cliente está perdido e quer saber em qual corredor fica determinado refrigerante, ou então uma bolacha. A pergunta é feita por voz, a Alexa é quem responde e este Echo Show pode ser utilizado até para uma sugestão de receita para o jantar.
Outras três lojas Amazon Fresh estão quase que prontas para a inauguração em cidades próximas como Irvine e Northridge, todas no estado da Califórnia.
Com informações: CNBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário