A Apple impediu o Facebook de exibir um alerta sobre a taxa coletada pela App Store no novo recurso de eventos online pagos da rede social. O aviso seria exibido a usuários do iOS. No Android e na web, o Facebook utiliza seu próprio método de pagamentos, o Facebook Pay, para processar transações – que ficam livres dos descontos de 30%.
De acordo com a Reuters, o Facebook teria informado que a Apple proibiu o alerta por supostamente violar uma regra da App Store relacionada à exibição de informações “irrelevantes” aos usuários.
Com o aviso (imagem abaixo), o Facebook pretendia explicar aos profissionais e ao seu público para onde estavam indo os 30% descontados dos ganhos com o recurso de lives pagas. Cabe lembrar que a rede social abriu mão de suas próprias taxas para repassar a receita adquirida inteiramente aos usuários, visando ajudar pequenas empresas e autônomos que foram impactados pelas crises econômica e sanitária dos últimos tempos.
Ainda segundo a Reuters, o Facebook teria pensado em avisar aos usuários de Android que a Play Store abriu mão das taxas. No entanto, a mensagem também não apareceu nos apps do sistema operacional do Google.
Em uma crítica aberta às taxas da Apple, a rede social apelou para que a empresa reavaliasse sua política, em favor das pessoas mais necessitadas. No entanto, a gigante de Cupertino, manteve-se firme em sua postura de não abrir exceções.
A Apple vem sendo acusada por várias empresas, como a Microsoft e o Spotify, de realizar práticas “anticompetitivas” – além de estar em batalha judicial com a Epic Games após a violação das políticas com o jogo Fortnite. Recentemente, uma juíza proibiu a Apple de banir o Unreal Egine, motor gráfico da Epic, de suas plataformas, alegando que seria retaliação e poderia prejudicar apps e desenvolvedores terceiros.
A Apple ainda não se pronunciou sobre a proibição dos avisos sobre a taxa de 30% no app do Facebook.
Com informações: Reuters
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