O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (15) um novo recurso de pagamentos para usuários no Brasil: será possível enviar e receber dinheiro sem taxas e sem sair do aplicativo, com a proteção da plataforma Facebook Pay. Inicialmente, a novidade estará disponível para clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi com cartão de crédito ou débito; as transações serão processadas pela Cielo.
Em comunicado, o WhatsApp explica que o recurso de pagamentos será liberado de forma gradual a partir de hoje, e estará disponível futuramente para todos os usuários no Brasil. Ou seja, talvez você tenha que esperar um pouco para experimentar.
Nesta fase inicial, será necessário ter um cartão de débito ou crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. No entanto, o WhatsApp permitirá que mais instituições financeiras participem do Pagamentos no futuro.
Basicamente, o usuário precisa cadastrar seu cartão na plataforma Facebook Pay e escolher uma senha numérica (PIN) de seis dígitos como proteção. Também é possível usar biometria, como leitor de digitais e reconhecimento facial, para autorizar transações. Então, usuários poderão enviar dinheiro sem pagar taxas. É necessário que seu contato esteja cadastrado no Facebook Pay para receber o dinheiro.
Empresas que usam o WhatsApp Business também podem participar dessa plataforma, só que pagarão uma taxa de processamento de 3,99% para receber pagamentos de clientes.
Para realizar um pagamento através do WhatsApp, será necessário seguir estes passos:
Como dissemos acima, seu contato deverá estar cadastrado no Facebook Pay para poder receber o dinheiro.
É possível cadastrar um cartão no Facebook Pay diretamente no WhatsApp; funciona assim:
Micro e pequenas empresas poderão aceitar pagamentos através do WhatsApp Business com processamento feito pela Cielo. É assim:
Se preparem pra enxurrada de scams, virus, spams, golpes e afins pra tentar roubar dinheiro via o app mais democrático do país. Eu to de boas. Tudo que é do Facebook eu uso o menos possível.
Esperando o governo começar a tributar essas transações.
o ruim de ter bandeira de cartão nacional (ELO e Hiper) as novidades sempre chegam por ultimo…
Excelente notícia! Espero conseguir receber mais fácil minhas vendas.
Produtos do Facebook, mensageiro que mais sofre com golpes/spam e dinheiro. Todos envolvidos todos numa mesma coisa. Passo longe!
esperando as notícias sobre os golpes.
O blog oficial do WhatsApp acaba de soltar uma notícia onde é informado que o serviço de pagamentos do WhatsApp finalmente chegou ao Brasil.
WhatsApp Messenger: More than 2 billion people in over 180 countries use WhatsApp to stay in touch with friends and family, anytime and anywhere. WhatsApp is free and offers simple, secure, reliable messaging and calling, available on phones all over...
A notícia foi prevista pelo WABetaInfo.
E aí? Você já está conseguindo utilizar?
Até está demorando isso.
Na China o uso do WeChat para pagamentos é amplo…
Mas: “A princípio, nossos usuários poderão utilizar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.”
Até está demorando isso.
Na China o uso do WeChat para pagamentos é amplo…
O pesadelo da privacidade.
Na China os dois principais meios de pagamento são o WeChat pay e o Alipay, que são basicamente a mesma coisa.
E ambos os apps são extremamente pesados, porque já são basicamente um mini sistema operacional, tendo inclusive mini-apps rodando dentro deles.
Particulamente, eu espero que esse tipo de modelo não se alastre pelo mundo por diversos motivos, mas eu entendo a conveniência que isso gera pro usuário.
A conveniência sempre vence.
Na China, em algumas estações de trem e supermercados, é comum vc pagar usando o rosto como biometria.
Apesar de tudo o q envolve a privacidade e o uso da sua biometria para isso, acho q as pessoas preferem a praticidade.
Eu tenho certeza que as pessoas preferem a praticidade.
Segurança de dados e privacidade só são importantes quando a falta delas destrói a sua vida.
Até isso acontecer, só paranóico se importa com essas coisas.
Fora que o pagamento por biometria ou via soluções tipo wechat são um problema se você tem problema de controle de gastos, porque pagar por esses meios é ainda mais fácil do que pagar com cartão, então a compra por impulso acaba sendo ainda mais fácil. E o controle financeiro vai pro espaço.
Aí o problema é de educação financeira, e não de privacidade ou a falta dela.
Se a pessoa gasta mais do q ganha, tem q se tratar.
E em questão de privacidade, se a preocupação é com o Facebook, o Google ou a Microsoft, eles só estão se somando ao grupo de Visa, Mastercard, PagSeguro, PayPal, Elo, etc e tantos outros “q já têm suas informações”.
Vazamento de informações já acontecem desde sempre, com clonagem de cartões, celulares (saudade época do TDMA)…
Realmente o prejuízo pode ser grande, mas…
Sim, o que eu quero dizer é que a adoção desses tipos de pagamentos não gera um problema só de privacidade, mas de controle financeiro porque é muito mais fácil perder o controle.
E concordo que são só mais players dentro de um mercado já existente.
Mas o wechat é uma gigante com acesso a muito mais informação do que a Visa, Mastercard e as outras que você listou.
Nenhuma delas tem um aplicativo que tem acesso a conversas privadas, navegador próprio, marketplace prório, e diversos outros features que são minas de ouro de informação.
Até está demorando isso.
Na China o uso do WeChat para pagamentos é amplo…
É verdade. Eu realmente espero que a adoção de um app tão conhecido como o WhatsApp popularize essas transferências via app no Brasil. Só que, infelizmente, parece ser um serviço ainda bem restritivo, ao permitir somente cartões de débito e, pra piorar, cobrar uma taxa altíssima de comerciantes…
Como funcionaria?? A transferência e o pagamento são instantâneos?
A verificação de duas etapas deveria ser obrigatória pra começar a usar o novo serviço e a senha antes de abrir o app tb. Não digo a senha do smartphone e sim a do app, impressão digital e tal.
A senha vai ter que vir antes de abrir a função de pagamento já dentro do app, porque senão as pessoas vão reclamar.
Inconveniência é o que o pessoal mais abomina, mesmo que isso seja em prol da segurança.
Pessoal, leiam a reportagem, lá explica como funciona.
Alguém sabe se vai precisar ter conta no Facebook para transação ? Ou terá um cadastro a parte para o Facebook pay? Que eu por exemplo não tenho conta na rede social…
Quando o banco tenta me mandar uma dessas bandeiras eu já recuso. Visa e Master são universais, funciona em qualquer coisa.
Permite crédito também. E a taxa não é alta não. Se considerar os 3,99% no crédito pra ter dinheiro na hora tá é muito barato. Essas “minizinhas” cobram 4,99% pra mesma transação.
Oq pode dar errado, né??
lembrando que os pagamentos não são protegidos por cripografia de ponta a ponta, e é preciso ter o facebook pay habilitado e configurado para poder mandar e receber pagamentos. eu tô fora.
Fontes:
não precisa de ter uma conta do facebook (a mídia social) para enviar e receber pagamentos pelo whatsapp. o “facebook” de facebook pay refere-se à facebook company, que é quem oferece o serviço de pagamento, e é diferente da mídia social (meio confuso né?), e o facebook pay é independente entre serviços (por exemplo, vc tb não precisa ter uma conta no instagram para mandar/receber pagamentos via whatsapp).
fonte: faq de facebook pay
Já tributa via IOF e outros impostos não ?
Estranho e chato ser só débito.
Tem que ter coragem mesmo, pra transferir dinheiro nesse app do Zuck, preparense para os golpes kkkkkk
Não dá pra ter golpe. Precisa de cartão e são mais rastreáveis que GPS.
Transações por cartão já tem o IOF padrão de sempre.
IOF no cartão é só pra compras em moedas extrangeiras. Se o pagamento for em Real, não tem imposto.
Apesar de acreditar que o brasileiro é bastante arredio quando se trata de dinheiro e transações online, em especial entre a população mais idosa e menos habituada ao uso de Internet e smartphones, sei que brasileiro é um povo que se supera, e que Zuck vai ter que suar a camisa se quiser tentar minimizar a quantidade de golpes na plataforma.
Se no Brasil WhatsApp virou sinônimo de disseminação de fake news, imagina de golpes envolvendo dinheiro.
Devem ter outros impostos, duvido que o governo deixe cartões transacionar sem impostos. Nubank por exemplo não cobra os clientes, deduz eles pelos juros do rotativo.
Diretamente do cartão não tem. Existem impostos sobre a compra, mas não sobre a transação.
IOF só é cobrado quando a compra é em moeda extrangeira ou em operações como rotativo e parcelamento de fatura.
Essa de que só pessoa mais velha não usa cartão é um clichê que não se aplica na prática. Fui motorista de Uber por um bom tempo, 90% das corridas são no dinheiro, mesmo a galera mais nova se recusa a usar cartão.
Bancarização é menos dependente da idade, mas o que o guipfreitas falou é sobre o uso de smartphones, internet e transações online, não o uso de cartão.
Cartão tem gente que prefere não usar pra poder controlar melhor os gastos, por exemplo. Tem gente que não confia o suficiente também.
Me lembro que o Banco Central tinha obrigado as maquininhas a aceitarem todas as bandeiras. Não sei se isso já está em vigor.
Alguem conseguiu usar? Aqui nem no business nem no normal apareceu as opções
Ué, isso não impede nada. Os leigos/desavisados vão cadastrar o cartão pra um pagamento legítimo e aí já era.
Nenhum comentário:
Postar um comentário