terça-feira, 23 de junho de 2020

PIX será grátis para pessoas físicas e terá saque de dinheiro em lojas | Finanças | Tecnoblog

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, divulgou algumas novidades sobre o PIX na segunda-feira (22): o novo sistema de pagamentos instantâneos será gratuito para pessoas físicas e permitirá realizar saques na rede varejista. 980 instituições financeiras estão em processo de adesão no sistema, que deve começar a funcionar em novembro.

PIX

“Haverá gratuidade para pessoas físicas, de forma a possibilitar igualdade de condições a outros meios de pagamentos”, disse o presidente do Bacen. “Confio que as instituições participantes desenvolverão modelos de negócio e estratégias interessantes e economicamente atrativas, ofertando o PIX às empresas de modo a refletir o baixo custo e agregar serviços que gerem valor para os clientes.”

Ou seja, fazer um PIX será grátis para pessoas físicas, mas as empresas físicas terão que arcar com o custo. É algo semelhante ao WhatsApp Pagamentos: você pode enviar e receber dinheiro sem pagar tarifas, mas empresas no WhatsApp Business devem pagar taxa de 3,99% por transação à Cielo. (Caberá às instituições participantes definir uma taxa para o PIX.)

Teremos também a retirada de dinheiro em lojas. “O PIX permitirá o serviço de saque por meio da rede varejista“, adianta Campos Neto. Esse serviço não será necessariamente gratuito, mas só teremos detalhes adicionais em agosto, durante a próxima reunião do Fórum PI.

Para o presidente do Bacen, o saque em lojas físicas vai promover a reutilização do dinheiro no varejo; reduzir o custo logístico e operacional para distribuir cédulas; e gerar negócios adicionais aos donos dos estabelecimentos.

Isso também pode aumentar a capilaridade do serviço: ou seja, você não precisará depender apenas de caixas eletrônicos e agências de banco para retirar dinheiro da conta.

980 instituições financeiras e de pagamento participam da etapa de homologação do PIX. Apenas 34 delas são obrigadas a fazer isso por terem mais de 500 mil clientes, como Itaú, Bradesco e Santander. As outras são fintechs como Nubank (Nu Pagamentos), PicPay, Mercado Pago, PayPal e RecargaPay, além de bancos menores.

O objetivo do PIX é permitir que transferências e pagamentos sejam realizados em até dez segundos, mesmo entre bancos diferentes, e mesmo em finais de semana. Inicialmente, o sistema deve ter suporte a pagamentos via QR Code; transações por aproximação, como NFC e MST, devem ser incorporadas em 2021.

Para 2020, este é o cronograma do Bacen:

PIX

Bacen (BC) crê que WhatsApp Pagamentos pode ser integrado aos pagamentos instantâneos do PIX, mas teme "fragmentação"

Além de bancos, várias fintechs já buscam participação no sistema de pagamentos instantâneos do PIX

PicPay tem app para Android e iPhone que lê QR code na tela do caixa automático; Nubank testa reduzir taxa de saque na NuConta

PicPay segue calendário da Caixa; carteira digital restringe saque do auxílio de R$ 600 transferido via cartão de débito virtual

Nubank tem função débito para NuConta, mas saques custam R$ 6,50 cada nas redes Banco24Horas (TecBan) e Saque e Pague

Como fazer o saque do FGTS pelo app da Caixa Econômica Federal, tanto do saldo de conta quanto do saque-aniversário

Saiba o que pode causar saque indisponível no PicPay e conheça cinco limites de retirada de dinheiro no caixa do Banco24Horas

Saiba como enviar dinheiro pelo WhatsApp ou fazer pagamentos em estabelecimentos usando o cartão de débito ou crédito

Saiba como fazer saque do PicPay em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas com QR Code em qualquer celular Android ou iPhone

Conheça os tipos de saques disponíveis e saiba quem tem direito ao benefício do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário