terça-feira, 16 de junho de 2020

Oi perde clientes e registra prejuízo de R$ 6,25 bilhões no 1º trimestre | Telecomunicações | Tecnoblog

Após um adiamento, a Oi finalmente divulgou o balanço financeiro do 1° trimestre de 2020: ela registrou queda na receita líquida e sofreu prejuízo líquido de R$ 6,2 bilhões. A operadora está focada na expansão da rede de fibra óptica e tem um plano para a venda de ativos, incluindo a divisão de telefonia celular.

oi fibra

Veja os destaques financeiros do 1° trimestre de 2020 e a comparação com o mesmo período de 2019:

O prejuízo líquido certamente chama atenção: a diferença em relação ao ano anterior ultrapassa a casa dos 1.000%. A Oi afirma que foi bastante impactada pela variação cambial no período.

No segmento residencial, a Oi teve redução em 12% na receita, com retração principalmente na banda larga xDSL/cobre (-26%) e TV DTH/via satélite (-6,4%). Ela perdeu 3,49 milhões de unidades geradoras no xDSL (-28%), enquanto a base de TV por satélite encolheu 16%.

Por outro lado, a receita de serviços entregue por fibra óptica cresceu 712%, atingindo R$ 194 milhões. O número ainda está longe de cobrir as perdas do cobre, mas a operadora terminou o trimestre com 1,7 milhões de acessos, dos quais a maioria são de internet via fibra óptica/FTTH (845 mil) e telefonia fixa (792 mil), além de 67 mil acessos IPTV.

No total, a Oi mantém 889 mil casas conectadas por fibra, contra 134 mil no ano anterior (+565%). A taxa de ocupação da rede é de 17%, e a operadora terminou o mês de abril com 5,99 milhões de domicílios home passed (casas atingidas pela cobertura de fibra).

Ainda que os números impressionem, a rede de fibra da Oi atinge apenas uma pequena parcela de sua cobertura. Nas primeiras 81 cidades com implementação de FTTH, ela registrou 12% na receita total de banda larga. Nos municípios sem fibra, a Oi teve queda de 14% na receita, grande parte perdida para operadoras regionais.

No comunicado ao mercado, a Oi informa que “reduziu os incentivos de vendas de serviços ligados ao cobre”. Na verdade, ela revelou anteriormente ao Tecnoblog que interrompeu a comercialização de banda larga na rede legada, com novos acessos de internet fixa apenas na fibra óptica.

A receita líquida de serviços móveis caiu 2,5% no comparativo anual. A operadora sofreu queda de 12,8% na receita do pré-pago e desconectou 9,8% da base de clientes; enquanto isso, o pós-pago cresceu 12,2% na receita e 20,6% nas unidades geradoras de receita.

Com planos agressivos, a Oi tem conseguido crescer a base pós-paga. Isso acaba gerando valor para a venda do braço móvel: ela estabeleceu preço mínimo de R$ 15 bilhões para 100% das ações da UPI Ativos Móveis. Claro, TIM e Vivo já demonstraram publicamente interesse na aquisição da Oi Móvel.

A Oi encerrou o período com cobertura 4G em 1.023 municípios, 3G em 1.650 cidades, e 2G em 3.498 municípios. Ela está fazendo lentamente o refarming da frequência de 1.800 MHz para o 4G, utilizada previamente pela rede 2G.

Além da divisão móvel estipulada em R$ 15 bilhões, a Oi deve formar outras três unidades para venda. Ela espera vender a UPI Torres por R$ 1 bilhão e 5 datacenters por R$ 325 milhões.

A criação da UPI InfraCo, responsável pelas redes FTTH e por contratos de atacado, deve atrair sócios para a operadora, que espera vender entre 25% a 51% do capital. Isso permitirá que a nova rede seja neutra e outros concorrentes consigam ofertar o serviço nas mesmas áreas cobertas pela Oi Fibra.

A operadora quer se posicionar como provedor de atacado, oferecendo soluções de fibras para cidades, provedores e torres de telefonia, já mirando na chegada do 5G no Brasil. No primeiro trimestre, a Oi firmou parceria com a Mob Telecom para operação conjunta em projetos de banda larga no modelo de franquias, permitindo reduzir custos de investimento.

Vivo tem queda de receita com tecnologias antigas (TV por satélite e xDSL), enquanto serviços por fibra registram crescimento

Oi aposta na expansão de internet por fibra óptica para crescer, mas perde receita e clientes nos serviços fixos e móveis

Lucro da TIM cresceu 32,1% em comparação com 2018; pós-pago TIM Black Família puxou alta do segmento pós-pago

Mesmo com esforços para melhorar caixa, Oi registrou prejuízo de R$ 2,2 bilhões no quarto trimestre e crescimento da dívida

TIM tem crescimento na receita e chega a 500 mil clientes no pós-pago TIM Black Família, mas sente efeitos negativos da pandemia

Saiba como fazer um BO (Boletim de Ocorrência) online; quase todos os estados e o Distrito Federal têm delegacias virtuais

Todos os anos, a rede social divulga um somatório de milhões de contas de Facebook falso removidos; mas o que são eles?

Vídeos mostram como funciona o rastreamento de pacotes internacionais e as modalidades de envio

Empresas de tecnologia liberam serviços grátis durante a pandemia do novo coronavírus; veja a lista e ajude também a atualizar

Em cada foto, a câmera ou o celular gera e registra dados EXIF sobre como, quando e onde a imagem foi registrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário