quinta-feira, 18 de junho de 2020

O que é MFi? [selo presente em cabos do iPhone] | Gadgets | Tecnoblog

Se você é usuário de dispositivos com sistema iOS (iPhone, iPad e iPod), talvez já tenha ouvido falar sobre a certificação MFi. Mas o que é MFi e para que isso funciona?

A sigla significa Made For iPhone/iPad/Apple Watch — em português, “feito para o iPhone/iPad/Apple Watch”. Em outras palavras, o selo MFi garante que o cabo ou produto em questão é licenciado pela Apple (autorizada fabricação).

o que é mfi/mika baumeister/Reprodução

O MFi vai muito além de uma sigla. A Apple criou o Programa MFi, que funciona como um crivo para definir quais fabricantes podem comercializar os produtos com o logo e aval da empresa. Para fazer parte do programa, é claro, é preciso cumprir uma série de requisitos impostos pela companhia.

E qual o motivo dessa preocupação toda? Sim, a Apple lucra com a certificação, mas o processo também tem o intuito de proteger o usuário. Acessórios não licenciados podem esconder alguns propósitos obscuros que você talvez nunca tenha imaginado.

Quer um exemplo? O O.MG Cable é um cabo Lightning teoricamente igual ao original, mas que, quando conectado a um Mac, permite que um hacker tenha acesso e faça o que quiser com o computador em questão. Portanto, para se proteger, priorize a compra de cabos originais da Apple ou de terceiros que tenham o selo MFi.

A certificação ainda garante que o cabo ou acessório funcione de maneira correta e não cause problemas indesejados, como prejudicar a vida útil da bateria do seu dispositivo.

Todo produto homologado pela Apple tem o selo MFi na embalagem. A logo é essa da imagem abaixo — e provável que você tenha visto por aí, mas sem se dar conta disso.

selo mfi/reprodução/bárbara chieregate

Ao comprar algo com o selo, você também não precisa se preocupar com alertas como “O acessório pode não ser compatível” no seu dispositivo. Essas mensagens são comuns ao usar itens não licenciados.

Antigamente, era notável a diferença de preço entre itens certificados e não certificados. Hoje, a discrepância não é tão grande assim, mas estranhe se você vir algo que se diz MFi a um preço muito baixo.

De certa forma, o MFi é um “imposto da Apple”.

Os fabricantes precisam submeter os produtos a uma série de testes e requisitos. Isso tudo custa tempo e dinheiro e, claro, fará com que as opções licenciadas sejam um pouco mais caras. Ainda assim, vale pagar mais e ter a garantia de que está comprando algo com boa qualidade.

Com informações: Apple 

É preciso redes de cabos submarinos de fibra óptica para nos comunicarmos com velocidade usando a Internet

Veja como verificar um perfil de pessoa pública ou página no Facebook, seja com o selo cinza ou azul

Saiba como ativar em páginas e autorizar o selo no seu perfil do Facebook para ser um dos maiores fãs de alguém na rede social

Saiba o que é o O.MG Cable, uma versão hackeada do cabo Lightning do iPhone que pode invadir o macOS, para roubar dados

Instagram facilita o acesso a pedidos de contas verificadas para novos VIPs; se você "não é todo mundo" veja como fazer

Samsung TU8000 Crystal UHD entrega mais que o básico em uma TV 4K sem cobrar os olhos da cara

Sony lista modelos de TV lançados no Brasil que foram atualizados para Android TV Nougat (7.0), Oreo (8.0) e 9 Pie

Como é usar um iPad Pro para trabalhar com edição de conteúdo audiovisual (e também para entretenimento)

Apple Magic Keyboard é compatível com iPad Pro de 11 e 12,9 polegadas; imagem mostra teclado tesoura, dobradiças e mais

Samsung Galaxy Watch 3 deve ser anunciado com dois tamanhos (41 mm e 45 mm) e borda giratória para navegação em apps

Nenhum comentário:

Postar um comentário