quarta-feira, 10 de junho de 2020

O que devemos esperar de transição da Apple para seus próprios processadores? | Macworld

Uma nova reivindicações de relatório que a Apple vai fazer um anúncio importante na WWDC algumas semanas a partir de agora: uma transição no Mac hardware longe de processadores x86 da Intel e para seus próprios processadores ARM de design personalizado.

É um movimento que faz muito sentido, e que tem sido alvo de rumores há algum tempo. Nós escrevemos sobre isso várias vezes aqui na Macworld.

Se assumirmos que realmente está acontecendo neste momento, o que significaria? É que maneira isso mudaria o Mac, e quando?

Só porque a Apple é, aparentemente, vai anunciar a transição para os seus próprios processadores Mac na WWDC em 22 de junho, que não significa que você vai ser capaz de correr para fora e comprar um tal Mac logo em seguida. hardware real não deve ser lançado aos consumidores até 2021.

A Apple mudou arquiteturas de processador inteiras no Mac duas vezes antes: Desde a arquitectura 68000 para PowerPC, e depois de PowerPC para Intel.

Essa última transição pode dar algumas dicas sobre como a Apple vai lidar com este.

primeiros processadores da Apple Mac provavelmente será baseado no chip A14 que vai estrear no iPhone 12.

A Apple anunciou a transição na WWDC, no verão de 2005. Ele não anunciou quaisquer novos Macs, no entanto. Em vez disso, começou a vender um Power Mac G5 modificado com um processador Intel exclusivamente para desenvolvedores registrados, para que eles pudessem começar a receber seu Mac Apps portado.

Então, no início de 2006, a Apple anunciou novos Macs baseados em Intel: um de 15 polegadas MacBook e um iMac.

Parece provável que a Apple vai lidar com essa transição de forma semelhante. Os desenvolvedores podem obter algum tipo de modificação em frente Mac existente de novos produtos oficiais. Talvez isso será um iMac no novo design rumores. Talvez um MacBook de algum tipo. Mas não é provável que seja significativamente diferente do que é oferecido aos consumidores regulares com processadores Intel. O ponto inteiro seria para desenvolvedores de traduzir, otimizar e atualizar seu código para que estejam prontos quando os novos produtos colocados à venda.

Quando a Apple transição da arquitetura 68000 para PowerPC, não mudar drasticamente o sistema operacional. suporte PowerPC veio em System 7.1, e suporte para os 68000 série de Macs terminou com sistema 8.5. Até o momento a Apple transição para o Mac OS X em 2012, a empresa não tinha vendido 68000 baseados em Macs há anos.

A mesma coisa aconteceu com a transição de PowerPC para processadores Intel. Os primeiros produtos enviados em 2006, executando o mesmo Mac OS X versão 10.4 (Tiger), e a Apple vendeu PowerPC e Macs baseados em Intel, pois fez a transição. Suporte para PowerPC foi abandonada em Mac OS X 10.6 (Snow Leopard) alguns anos mais tarde.

Durante o anúncio da mudança para Intel Macs, Steve Jobs disse que o OS X tinha vivido uma “vida dupla secreta” dentro da Apple. Os últimos várias versões, e todas as aplicações da Apple, tinha sido feito para Intel, além da versão PowerPC. Não seria uma surpresa para ouvir Tim Cook anunciar a mesma coisa, talvez até mesmo da mesma maneira.

Para o PowerPC a transição para Intel, a Apple introduziu Rosetta, software que permite Intel Macs executar muitos aplicativos escritos para PowerPC.

Para hep facilitar a transição, a Apple usou emulação de software para aplicativos que não foram re-escritos para suportar a nova arquitetura. Rosetta foi software que permitem que os proprietários de Mac baseados em Intel rodar muitos aplicativos escritos para Macs PowerPC. Um Mac 68k emulador permitido Macs PowerPC para executar o software para 68000-based Macs.

Em ambos os casos, emulação de software era retrógrada única. Aqueles que compraram novos Macs com o novo processador pode executar muitas das aplicações feitas para o processador de idade, mas não o contrário.

A transição para próprios processadores Mac da Apple deve ser semelhante. Nós provavelmente não pode esperar que um novo sistema operacional inteiro Mac por alguns anos, não até que a transição hardware está completa. Enquanto isso, as próximas MacOS 10,16 provavelmente lançado em Macs com Intel e os processadores da Apple, ea Apple irá fornecer algum tipo de capacidade de tradução de software para habilitar alguns softwares para os processadores x86 para rodar em processadores ARM.

Talvez MacOS 10.17 ou 10.18 só irá apoiar Macs com processadores da Apple, e, eventualmente, a Apple vai cair todo o suporte para Macs mais antigos, incluindo tudo o emulador de software ou tradutor que ele proporciona. Tudo dito, a transição provavelmente será completa até 2023 ou 2024.

Claro, todo o ponto de mudança de processadores x86 da Intel para processadores ARM concebidos pela Apple é fazer totalmente novo material com hardware e software Mac. Não apenas fazer mais rápido laptops, mas para mudar o jogo completamente. Talvez Steve Jobs disse que é melhor ao anunciar a mudança de PowerPC para Intel:

As razões mais importantes são de que, quando olhamos para a frente ... podemos imaginar alguns produtos surpreendentes que queremos construir para você. E nós não sabemos como construí-los com o roteiro futuro PowerPC.

Como foi o caso, em seguida, o desempenho por watt de futuros produtos da PowerPC foi drasticamente pior do que a da Intel. próprios processadores da Apple são igualmente preparados para oferecer dramaticamente melhor desempenho por watt do que Intel. Isso vai permitir que todos os novos fatores de forma que a Apple simplesmente não pode conseguir hoje, e acelerar melhorias na vida útil da bateria para laptops Mac.

Mas é mais do que isso. Hoje, iPhones e iPads desfrutar de características que o Mac não, e é em parte por causa das capacidades dos processadores A-series da Apple. A Apple investe pesadamente em hardware para acelerar a máquina código de aprendizagem, e na tomada de CPU, GPU, e outras peças de hardware (como codificadores de vídeo de áudio e vídeo e decodificadores) no valor de forma integrada. Investe pesadamente em criptografia e segurança baseada em hardware.

Algumas destas coisas atualmente vir para o Mac na forma de um processador T2 separado. Mas para realmente fazer novas coisas emocionantes com o Mac, a Apple tem que assumir o controle de toda a pilha. Para projetar sinergicamente seu silício, o seu hardware, e seu software.

O Mac Pro, com todas as suas portas e slots de expansão, parece destinado a ser o último Mac a transição para próprios processadores da Apple.

A Apple provavelmente irá começar a transição Mac com laptops. Dado que a herança dos processadores Apple é a Série-A encontrados em iPhones e iPads, ele só faz mais sentido. laptops Mac não precisa de desempenho extremo, não precisa de placas de expansão, e são menos propensos a ser vendidos para pessoas que precisam usar lotes de periféricos externos ou software raramente atualizado de idade. E o laptop se beneficiariam mais com o menor consumo de energia, levando a uma melhor vida útil da bateria.

De lá, a Apple pode mover “a pilha” para substituir os computadores mais poderosos, eventualmente, até mesmo o Mac Pro. Esse produto, além de ser novo, é vendida a clientes que precisam periféricos uso de nicho como interfaces de áudio e vídeo, que desejam suporte para cartões de expansão internas, e software de uso que não pode ser rapidamente atualizado para uma nova arquitetura. Vai último dá à Apple, desenvolvedores de software e os clientes tempo para se adaptar.

Eu ficaria desapontado se os primeiros Macs vendidos aos consumidores com os processadores da Apple em si não entregar muito melhor apresenta em alguns aspectos. Eu esperaria uma grande melhoria na vida útil da bateria, especialmente quando o laptop está dormindo com a tampa fechada. Apple deixou a bola cair em sua built-in webcams há anos; não para substituí-lo com o módulo TrueDepth do iPhone e fornecer face ID (junto com muito melhor fotografia e qualidade de vídeo) seria um fumble incrível. Outras melhorias, como suporte para a Apple lápis, poderia estar sobre a mesa também.

Pode ser instrutivo olhar para as últimas duas vezes a Apple mudou a arquitetura do processador Mac, a fim de entender melhor a vinda mudança. Nós não podemos fazer as mesmas suposições hoje como fizemos em seguida, no entanto.

Para começar, o Mac passou de principal produto da Apple a um quase nicho parte muito menor, de sua carteira. Apple vende muitas vezes mais iPhones, iPads e Apple Relógios do que faz Macs. Esses produtos nem sequer existia ainda durante o PowerPC para Intel transição.

produtos mais populares da Apple (por uma milha) já usam seus próprios processadores. O programa Catalisador já está em andamento, trazendo seu ambiente de desenvolvimento de software popular, a maioria (iOS) para Macs.

Não seria louco para a Apple para dizer que os Macs usando seus próprios processadores só vai rodar aplicativos catalizador, especialmente se você considerar que o catalisador é provável que você veja alguns realmente grandes melhorias ao longo dos próximos dois anos.

Oxalá deixar um monte de desenvolvedores por trás? Seria prejudicar gravemente a capacidade dos Macs baseados em ARM novo para executar o software legado, chato de longa data da Apple diehard fãs?

Sim e sim. Seria o mais perturbador de todos os cenários, mas também fazer a transição mais rápida. E apesar do grousing inevitável por diehards da Apple, eu não acho que a Apple iria perder muitos desses clientes. Muitos desses fanáticos da Apple já estão seriamente defender o “iPad pode ser todo o seu computador” posição, e este encontra-los mais do que a metade.

Além disso, o que os fãs da Apple vai fazer, comprar um laptop Windows?

Mais do que nunca, a Apple pode pagar uma transição Mac disruptivo. Ele pode pagar, pelo menos economicamente, a abandonar rapidamente o atual ecossistema Mac, a fim de forjar algo que traz novos clientes, contanto que ele não esperar muito tempo para dar antigos clientes o que eles precisam. Isso pode significar vendas de Mac deprimido por um ano ou dois, enquanto o software alcança e os entusiastas legados manter o seu Mac hardware de envelhecimento, mas a força de outros produtos da Apple torna fácil se essa tempestade.

Texto retirado de https://macworld.com/article/3561765/what-should-we-expect-from-apples-transition-to-its-own-processors.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário