quinta-feira, 18 de junho de 2020

Netflix ajusta bloqueio de VPN para esconder séries e filmes restritos | Internet | Tecnoblog

A Netflix mudou a forma como bloqueia usuários de VPN: em vez de restringir acesso ao streaming como um todo, ela oferece apenas títulos que são licenciados de forma global, incluindo suas séries e filmes originais. Isso pode frustrar quem tenta ver o catálogo de outros países, mas é uma forma de liberar o serviço para quem usa VPN por outros motivos.

Netflix / Kon Karampelas / Unsplash

Essa mudança foi percebida pelo uNoGS, serviço para encontrar séries e filmes na Netflix. “Observamos grandes mudanças com a Netflix pela primeira vez por volta de 1º de maio… notamos que muito menos títulos estavam sendo coletados por nossos scripts”, explica o operador do site ao TorrentFreak.

Antes, usuários de VPNs bloqueadas pela Netflix já conseguiam fazer login e navegar pelo catálogo. No entanto, ao clicar no play, surgia um aviso de que o conteúdo não podia ser acessado por meio de VPN.

Agora, é diferente: todo o conteúdo visível pode ser reproduzido, só que a Netflix mostra apenas títulos disponíveis globalmente, sejam eles originais ou de terceiros. Vale lembrar que a empresa não bloqueia todas as VPNs, então ainda existem formas de visualizar o catálogo real de outros países.

Isso significa que há três situações possíveis. O site VPNCompare dá um exemplo:

A Netflix começou a bloquear VPNs em 2015, após acusações de detentores de direitos autorais sobre “piratas” de streaming que burlavam restrições geográficas e acessavam o catálogo de outros países, violando acordos de licenciamento.

Como vimos, esse bloqueio se tornou menos rígido: o conteúdo restrito a determinados países fica oculto, mas o restante pode ser reproduzido. Suspeita-se que a mudança ocorreu devido ao maior uso de VPNs à medida que mais pessoas fazem home office para evitar aglomerações no combate ao novo coronavírus, causador da COVID-19.

No entanto, a empresa não confirmou essa nova política, que pode confundir pessoas usando VPN para terem maior segurança e privacidade na conexão à internet. Por exemplo, se você ativar uma VPN bloqueada pela Netflix, deixará de ver séries e filmes licenciados só para o Brasil.

Para matar a nossa curiosidade, saiba quais foram as séries e os filmes mais assistidos na Netflix, lançados em 2019, no Brasil

La Casa de Papel: Parte 3 foi a série lançada em 2019 mais assistida no Brasil na Netflix

Distribuição gratuita de filmes com publicidade já funciona em outros serviços, como o Crackle

HBO Max traz séries como Friends e The Big Bang Theory, além de todos os filmes de Harry Potter, Batman e Superman

Netflix vai encerrar serviço de quem assinou há um ano e não assistiu nada; medida afeta menos de 0,5% dos clientes

Netflix passou a identificar que o usuário está se conectando via “desbloqueador”

Descubra o é VPN, para o quê ela serve, como usar uma na sua navegação e se uma rede privada gratuita é tão boa quanto uma paga

Vejas dicas para mudar a sua forma de usar a Netflix e fazer a mensalidade valer a pena

Conecte-se a uma VPN no Windows 10 para trabalhar ou navegar na Internet de forma mais segura

A questão gera uma demanda por VPN e uma polêmica em torno de um recurso que a Netflix ainda tenta bloquear

Nenhum comentário:

Postar um comentário