quinta-feira, 18 de junho de 2020

Intel anuncia Xeon Scalable de 3ª geração e SSD de até 7,68 TB | Computador | Tecnoblog

A Intel anunciou nesta quinta-feira (18) a terceira geração dos processadores Xeon Scalable pensados para data centers: eles têm modelos de até 28 núcleos e suporte a um formato que promete maior desempenho para tarefas de inteligência artificial. Além disso, a empresa revelou dois novos modelos Optane de SSD com tecnologia 3D NAND com capacidade de até 7,68 TB.

Intel Xeon Scalable

Os processadores Xeon Scalable de 3ª geração possuem Intel Deep Learning Boost aprimorado com suporte ao formato numérico blfoat16 (Brain Floating Point de 16 bits). Ele é usado principalmente em aplicações de inteligência artificial e machine learning, ou aprendizado de máquina.

“O novo suporte ao processamento bfloat16 beneficia as cargas de trabalho de treinamento de IA em serviços de saúde, serviços financeiros e varejo, onde taxa de transferência e precisão são critérios essenciais, como visão computacional, processamento de linguagem natural (PNL) e aprendizagem por reforço (RL)”, explica a Intel em comunicado.

Intel Xeon Scalable

Há modelos Xeon Scalable Platinum de até 28 núcleos, 56 threads e suporte a quatro ou oito soquetes; e modelos Gold com suporte a quatro soquetes. A empresa promete desempenho até 90% maior que o oferecido pela geração anterior do Xeon Scalable no formato FP32 (ponto flutuante de precisão única de 32 bits), e até o dobro da performance em processamento de bancos de dados.

Inicialmente, a Intel vai oferecer processadores Xeon Scalable da geração Cooper Lake (plataforma Cedar Island), com suporte a até 8 soquetes. Ainda este ano, ela vai lançar chips Ice Lake (plataforma Whitley) com suporte a até dois soquetes. E, em 2021, teremos os chips Sapphire Rapids (plataforma Eagle Stream).

Intel Optane SSD

Além disso, a Intel anunciou o Optane SSD com desempenho até 33% maior que geração anterior. O modelo D7-P5500 vem em capacidades de até 7,68 TB, enquanto o D7-P5600 chega a 6,4 TB. Ambos são compatíveis com PCIe 4.0, atingem 7.000 MB/s em velocidade de leitura, e possuem 96 camadas na tecnologia 3D NAND.

Temos também o Intel Optane Persistent Memory 200 Series, que visa reduzir gargalos na leitura e escrita de dados, fazendo uma ponte entre os processadores e o armazenamento. Ele vem em pentes de 512 GB que podem ser reunidos em até 4,5 TB por soquete, com desempenho 225x mais rápido que um SSD NAND comum.

O Intel Xeon Scalable de 3ª geração já está disponível para clientes e vem sendo adotado pelo Facebook, Alibaba, Baidu e Tencent em seus data centers; e será oferecido para o público em geral no segundo semestre. O mesmo vale para o Optane Persistent Memory 200 Series. Por sua vez, os SSDs D7-P5500 e P5600 já estão disponíveis para compra.

Processador de 56 núcleos e 112 threads faz parte da nova família de chips Intel Xeon Scalable

Fazendo pouco barulho, a Intel anunciou uma nova gama de processadores de alto desempenho: os chips Xeon Scalable (Skylake SP). Além de trazer mais desempenho que os seus antecessores, a […]

Intel Xeon W e Core X series têm até 18 núcleos e preços até 50% inferiores

Voltado a servidores de alto desempenho, processador Intel Xeon Cascade Lake AP tem até 48 núcleos e será lançado em 2019

Apple vende Mac Pro em versões rack e torre nos EUA; computador tem Intel Xeon, até 1,5 TB de RAM e SSD de até 8 TB

Como funciona o SSD? Quais as vantagens sobre o HD tradicional? Quanto custa? Vale a pena? Todas as respostas aqui

Descubra qual a diferença entre HD e SSD, como eles gravam e leem dados, e as principais vantagens e desvantagens de cada um

O Mac Pro 2019 é muito caro para usuários comuns, mas quando comparado a workstations concorrentes, é uma das mais baratas

Cada iPad tem um código para identificar a geração do dispositivo; veja como saber o modelo do iPad mesmo sem a embalagem

O que é a Lei de Moore? Descubra o que ela significa para a computação, e por que está cada vez mais difícil segui-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário