O Google anunciou nesta segunda-feira (22) que está inserindo avisos de que uma imagem passou por checagem de fatos, que pode alertar o usuário se a notícia for falsa. A iniciativa do gigante das buscas chega pouco tempo depois de indicadores semelhantes aparecerem em outros serviços da empresa.
A novidade funciona assim: se você faz uma busca por algum termo ou frase que oferece imagens que foram checadas, poderá notar um aviso logo abaixo do nome do site que está hospedando o arquivo. Mais informações podem ser averiguadas ao tocar na miniatura do resultado, com indicações do responsável pela checagem e uma explicação do fato checado.
O Google diz que a inserção de checagem de fatos nas imagens não altera a posição que elas aparecem no resultado da busca, que ainda leva em conta a relevância na exibição do mosaico. A empresa utiliza um site colaborativo chamado ClaimReview para listar os resultados que foram checados, que também já é utilizado pelo YouTube para levantar informações sobre vídeos que são publicados no Brasil, Estados Unidos e Índia.
Este aviso já começou a aparecer a partir desta semana, mas eu não consegui encontrar o alerta mesmo que buscando exatamente o mesmo termo utilizado como exemplo pelo Google. Outros serviços do gigante das buscas também recebem ajuda para checagem de fatos, como é o caso do Google Notícias.
Com informações: Google.
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