terça-feira, 16 de junho de 2020

Como montar um PC [de barato a gamer... e bom!] | Computador | Tecnoblog

Montar um PC “ideal” é algo um tanto relativo. Antes de pensar em comprar qualquer peça, é importante definir para que você precisa deste desktop: jogar, trabalhar, uso casual? Neste guia, daremos algumas dicas para identificar o seu perfil de uso antes de investir num PC novo e também algumas opções de hardware.

pc gamer / Unsplash

Vale deixar claro que este não é um guia definitivo de como comprar com 100% de assertividade o computador da sua vida, mas um caminho para você fazer escolhas o mais próximo possível do que deseja economizando, assim, seu tempo e principalmente seu dinheiro.

Vamos nos ater, em específico, a falar apenas dos componentes montados dentro do gabinete. Temos também algumas dicas aqui de como comprar um monitor, caso queira investir no pacote completo.

Descobrir qual a sua necessidade de um PC é a chave para investir com consciência, especialmente em tempos de crise e dólar nas alturas (que reflete pesado no preço das peças).

Esse perfil é voltado para os que usam o computador, na maioria das vezes, em atividades na internet, como visitar sites, checar e-mails, assistir a vídeos, e etc. Também se encaixa para executar programas mais leves, como editores de texto (tipo Microsoft Word ou Google Docs), por exemplo. É aquele desktop com o custo-benefício “mais em conta”.

É possível usar um PC casual para tarefas mais complexas, como usar editores de imagens e vídeos, ou mesmo jogar? Então, você pode tentar, mas há uma grande chance do desempenho desses softwares ser bem abaixo do que se espera deles, ou mesmo de sequer funcionarem.

Sugestões de hardware para PC casual:

Nvidia

AMD

Um PC casual pode ser tranquilamente usado para trabalhar, desde que seja com tarefas simples, com o uso de programas que não exigem muito poder de processamento. No caso do “PC de trabalho”, deste tópico, focamos num perfil para o uso de softwares que exigem uma quantidade moderada a alta de performance do desktop.

Se encaixam nessa categoria profissionais que atuam, por exemplo, na criação/edição de imagens, edição de vídeos, edição de áudio, e etc. Máquinas assim precisam aguentar executar, por vezes, várias tarefas complexas ao mesmo tempo. Softwares como Photoshop, Final Cut, iMovie, Adobe Premiere Pro, After Effects – e suas variadas versões – exigirão bastante desempenho.

Sugestões de hardware para PC de trabalho:

Nvidia

AMD

A primeira coisa a se saber, ao decidir montar um PC gamer, é: você precisará de uma placa de vídeo. Inclusive, todo o seu computador para jogos deverá ser montado a fim de extrair o máximo do potencial possível desta GPU.

Os desenvolvedores de jogos estão começando a investir pesado em técnicas avançadas de iluminação, cores, sonorização, partículas, animação, física e por aí vai. Para tudo isso rodar, minimamente, dentro do aceitável para uma experiência agradável de gameplay, será necessário mesmo gastar um pouco mais.

A boa notícia é que um PC gamer se encaixa bem para várias outras atividades, inclusive trabalhar com softwares mais pesados. Abaixo, você vê opções de setups para quem pode investir alto e para quem não pode gastar tanto assim, mas também quer ter uma máquina para jogar.

computador / duas telas / Pexels

Sugestões de hardware para PC gamer:

Nvidia

AMD

Como dito no início deste guia, antes de escolher o seu computador, é importante definir para que irá mais usá-lo. Isso evitará pagar a mais por algo que possivelmente não vai usar ou, pior, montar um PC novinho que vai jogar a toalha no primeiro vídeo que tentar editar.

Novamente, este não é um guia definitivo (até porque depende do quanto tem disponível para investir), mas apenas uma ajuda inicial – com sugestões de hardwares (enviadas pelas próprias fabricantes) – para você realizar seu sonho de ter seu desktop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário