A Apple não deu destaque para uma mudança muito importante no iOS 14 e iPadOS 14: os dois sistemas enfim permitirão que você escolha os apps padrão de navegador web e e-mail no iPhone e iPad — trocar o Safari pelo Google Chrome, por exemplo. Isso nunca foi possível antes sem jailbreak, e pode ser uma resposta a investigações antitruste contra a empresa.
Lá no fim da lista com as novidades do iOS 14 e iPadOS 14, temos o item “Definir aplicativos de e-mail e navegador padrão”. A Apple descreve isso assim: “defina apps padrão de navegador web e de e-mail que serão iniciados quando você tocar em um link ou desejar compor uma nova mensagem”.
Por que demorou tanto para termos essa opção? A empresa disse no ano passado, em resposta a questionamentos do Comitê Judiciário da Câmara dos EUA, que o Safari é pensado para funcionar em conjunto com o sistema, e “é um dos aplicativos que a Apple acredita definir a experiência central do usuário”.
Não é totalmente impossível burlar essa restrição: por exemplo, os apps do Google (YouTube, Gmail etc.) permitem abrir todo link no Chrome, em vez do Safari. Por sua vez, apps como o WhatsApp oferecem um botão “Abrir no Chrome” ao segurar o dedo em um link.
Isso não é um empecilho no Android, que permite configurar até mesmo outra tela inicial como padrão. Vale notar, inclusive, que a Apple não deixará configurar outros apps padrão, como um reprodutor de música, calculadora, relógio e galeria de fotos — mas este pode ser um começo.
A Apple é alvo de uma investigação antitruste nos EUA e na União Europeia, onde o Spotify criticou a impossibilidade de definir seu app como padrão para tocar músicas. O concorrente alega que essa seria uma prática desleal para beneficiar o Apple Music.
Com informações: Engadget.
Nenhum comentário:
Postar um comentário