O Whatsapp, para organizações sem fins lucrativos (ONGs) e governos locais, pode ser uma alternativa para manter a comunicação com a população, durante a pandemia da COVID-19 — doença causada pelo novo coronavírus.
O fechamento provisório de setores comerciais, devido a necessidade de isolamento social para impedir a transmissão do vírus, traz prejuízos a muitos trabalhadores.
A vulnerabilidade social e financeira de algumas pessoas pode ser intensificada, durante o período de quarentena. Contexto que aumenta as demandas de atendimento das ONGs e que requer a atenção e a ação das instituições governamentais.
O WhatsApp Business é pensado para atender às necessidades de pequenas empresas. Por isso, essa versão do mensageiro tem ferramentas adicionais, em comparação ao app “tradicional” — como as respostas rápidas e a possibilidade de criar um catálogo que exibe seus produtos ou serviços.
Esses recursos extras contribuem para a organização das informações e para a otimização do tempo de atendimento de quem está prestando algum serviço. Sendo assim, o uso do app também é adequado para ser um canal de comunicação com o público, no caso das ONGs e instituições governamentais, por exemplo.
No perfil comercial do mensageiro, é possível adicionar um texto explicativo, indicando as causas defendidas pela sua organização, a localização física da sede da instituição, site oficial e horários de atendimentos presenciais.
O recurso de catálogo, uma espécie de vitrine virtual, pode ser usado para descrever os tipos de serviços oferecidos à comunidade — como ajuda humanitária, aconselhamentos, programas locais de educação sanitária e assistência médica emergencial em parceria com outras instituições.
O status do aplicativo pode ser aproveitado para compartilhar dicas de como evitar a disseminação do novo coronavírus. Nesse espaço são permitidos vídeos, fotos e textos informativos, que permanecem visíveis por 24 horas.
A versão do app para empresas oferece o recurso de respostas rápidas. Ou seja, é permitido criar atalhos para as mensagens que são enviadas mais vezes.
Também é possível organizá-las em formato de lista, com base em palavras-chave e frequência de uso. Com essa ferramenta, dúvidas repetidas podem ser respondidas com mais agilidade.
O link curto, compartilhado por e-mail ou disponível nos perfis do Facebook e do Instagram, pode ser usado para começar uma conversa com você.
Também é possível ativar e configurar uma mensagem padrão para esse recurso. Ou seja, ao clicar e abrir o seu link, as pessoas podem enviar mensagens padrão preestabelecidas.
Em períodos de muita demanda, atendimentos via WhatsApp podem não ser uma prioridade. Sendo assim, é possível configurar uma mensagem de ausência automática para informar quando a organização estará disponível para atendimentos e responder possíveis dúvidas, novamente.
A comunicação interna — entre a equipe de trabalho — pode ser feita por meio de chamadas de vídeo em grupo. Vale destacar que até 8 pessoas podem participar das videochamadas feitas pelo aplicativo de mensagens.
Com o fluxo intenso de arquivos importantes no mensageiro, adicionar uma camada extra de segurança é recomendável. O bloqueio por impressão digital, no celular, é uma opção para evitar que terceiros tenham acesso ao app.
Esse recurso ainda permite selecionar um intervalo de tempo para que a autenticação por impressão digital seja solicitada novamente.
A interface do WhatsApp Web pode ser mais prática para gerenciar um alto volume de mensagens. Sem contar que, caso já esteja trabalhando pelo computador, é mais fácil fazer todas as tarefas em um só lugar.
Com informações de: WhatsApp
Nenhum comentário:
Postar um comentário