quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

YouTube ganha filtro para pais limitarem vídeos que adolescentes podem ver | Aplicativos e Software | Tecnoblog

O Google divulgou nesta quarta-feira (24) o lançamento de filtros para pais permitirem que seus filhos adolescentes acessem vídeos publicados no YouTube. O objetivo é criar uma experiência intermediária entre o controle da da plataforma na versão Kids e o acesso liberado para qualquer conteúdo presente por lá, ainda sem perder a supervisão parental por perto.

Aplicativo do YouTube (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Atualmente o YouTube é dividido em duas categorias, sendo o primeiro selecionado para o YouTube Kids com conteúdo focado para crianças, e o segundo é o site que você conhece e sem muitos limites para o que o espectador pode assistir, liberado para todos com mais de 13 anos. Podem existir restrições para alguns vídeos com conteúdo como de violência, mas agora a ideia é dar mais controle aos pais.

O plano da plataforma de vídeos do Google é de dividir o acesso em três categorias, sendo a primeira para crianças abaixo de 13 anos e que já estão crescidas demais para acessar o YouTube Kids. O nome desta divisão é “Explore” e o objetivo neste caso é criar uma curadoria com conteúdo voltado para pequenos com mais de nove anos, incluindo vlogs, tutoriais, gameplays, clipes musicais, notícias e até mesmo ensino a distância.

O segundo nível é chamado de “Explore More” e entrega conteúdo compatível para pré-adolescentes, com idade começando aos 13 anos. Por aqui o YouTube coloca mais vídeos no catálogo e adiciona transmissões ao vivo nas mesmas categorias de conteúdo da divisão anterior.

O terceiro estágio é chamado “Most of YouTube” e libera praticamente qualquer vídeo, desde que ele não receba restrição de idade e não inclua conteúdo sensível para adolescentes mais velhos. Restringir a idade da audiência é uma ferramenta aplicada pelo YouTube para material voltado aos maiores de 18 anos e impede sua reprodução sem uma conta logada no site, além de não rodar estes vídeos em sites fora da plataforma do Google.

O YouTube afirma que trabalhará em um misto de mãos para a curadoria do conteúdo em todas as categorias, incluindo aprendizado de máquina, dados inseridos pelos próprios canais e avaliação por pessoas de verdade para escolher em qual divisão cada vídeo deve se encaixar.

Crianças ou adolescentes com contas de família do Google poderão estar em um ambiente mais controlado por seus pais ou responsáveis. Os adultos poderão acessar, remotamente, todo o histórico de buscas de seus filhos e até incluir limitadores do Family Link para o YouTube, como definir um tempo para que a criança assista vídeos de toda a plataforma em um dia específico.

Recentemente estes mesmos pais ou responsáveis passaram a ter controle da conta Google de seus filhos, permitindo bloquear o acesso para conteúdos específicos e impedir algumas ações das crianças no YouTube.

Estas novas categorias para crianças mais crescidas acessarem o YouTube começam a aparecer para as famílias nos próximos meses, neste momento em fase inicial de testes. Ainda não existe data prevista para o recurso chegar para todos os usuários.

O YouTube Kids já está presente em 80 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil e além de vídeos focados nos mais pequenos, até mesmo a interface do site é alterada para ajudar no entendimento dos mais novos.

Com informações: YouTube.

Para oferecer mais privacidade a adolescentes, TikTok anunciou restrições em como essas contas poderão interagir na plataforma

O serviço fez algumas mudanças em recursos que limitam o que crianças assistem

O Google quer transparência e controle para o usuário que está tirando selfies com filtros, trocando alguns termos como "natural"

O novo ajuste dentro do YouTube Music pode esvaziar a playlist "Gostei", mas a atitude consegue ser revertida sem dificuldades

WhatsApp Beta para Android avisa quando há citação em grupos e opção para silenciar vídeos antes do envio

Comentários com a maior pontuação

Eu queria mesmo é a capacidade de filtrar baseado em palavras chave.

Criar um filtro geográfico é uma das coisas mais legais no Snapchat e que ainda não está disponível nos aplicativos no Facebook

Veja como ativar o filtro de luz azul no smartphone Android, no iPhone ou iPad (iOS) e também no desktop (Windows e macOS)

Veja como criar um filtro no Instagram usando Realidade Aumentade (AR), com um programa do próprio Facebook

É possível usar um filtro de anime no TikTok para publicar vídeos divertidos e inusitados no aplicativo, mas o que muitos podem não saber é que este filtro, na verdade, […]

Saiba como baixar vídeos do YouTube para o celular com aplicativos do próprio Google e sem precisar apelar para a pirataria

Nenhum comentário:

Postar um comentário