O Google TV será o sucessor do Android TV em televisores vendidos pelo mundo, mas a interface para o sistema operacional lançada recentemente pelo gigante das buscas também conta com uma novidade aparentemente pouco esperada pelo público: um modo capaz de remover todos os recursos inteligentes, chamado “Basic TV”.
Google TV oferece modo básico só com canais e portas HDMI (Imagem: reprodução/9to5Google)
Quando você escolhe uma TV com recursos inteligentes, certamente espera todos eles funcionando perfeitamente logo no primeiro momento, realidade presente em praticamente todos os televisores lançados nos últimos anos e com mais de 32 polegadas. Porém, se alguém está mais interessado em colocar um Apple TV ou outro dongle em conexão HDMI do aparelho, o novo modo básico oferecido pelo Google TV pode ser uma alternativa.
A novidade foi encontrada em uma versão de testes da interface do Android TV para aparelhos de TV e que está rodando em um dongle para este fim, chamado ADT-3 – ele não é para dispositivos como o novo Chromecast. O modo chamado “Basic TV” é oferecido no momento da configuração inicial do televisor e libera apenas a recepção de canais ao vivo pela antena externa, além do acesso de produtos conectados em algumas das portas, como é o caso do HDMI. Nem mesmo o Google Assistente, chamado a partir do controle remoto, funciona.
Durante todo o tempo com o televisor com Google TV, o usuário pode alternar livremente entre os modos. Não está claro se remover a parte inteligente da Smart TV também elimina o acesso ao Chromecast embutido que este sistema operacional tem, assim como já oferece o Android TV vendido atualmente.
Tela inicial do Google TV básico (Imagem: reprodução/9to5Google)
Uma vez ativado o modo básico, o único conteúdo exibido na tela inicial do Google TV é um ícone chamado “Dashboard”. Ele apresenta uma engrenagem e listras horizontais, é neste local que ficam os ajustes para recursos do hardware como imagem, som e sintonia de canais.
Na parte inferior da interface fica um banner bastante generoso e colorido com o nome da plataforma e “O entretenimento que você ama”, junto de ícones para serviços de streaming famosos como YouTube, Disney+, Amazon Prime Video, Netflix e Hulu. Me parece uma forma lúdica de lembrar o usuário que ele está perdendo recursos ao continuar no “Basic TV”.
Atualmente fabricantes como Sony e TCL contam com modelos já anunciados com o Google TV durante os dias de CES, em janeiro deste ano, mas ainda não está claro se elas receberão o recurso. Um representante do gigante das buscas disse ao 9to5Google que o modo básico é exclusivo para a nova plataforma e não será levado ao Android TV.
Eu não sei vocês, mas vejo utilidade no “Basic TV” para momentos em que a pessoa comprou a TV e não está familiarizada com os recursos inteligentes, como os mais idosos. É mais fácil ter apenas o “mudar canal”, “botão do volume” e pronto. Ou então para quem está preocupado com privacidade e não quer mais um aparelho escutando suas conversas, com o microfone do controle remoto.
Com informações: 9to5Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário