quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Samsung pode lançar PC com processador Exynos e chip gráfico da AMD | Computador | Tecnoblog

A Samsung pode estar trabalhando em um computador com processador Exynos e gráficos da AMD. A marca sul-coreana deve lançar um PC com a linha de processadores para celulares Samsung Galaxy com a arquitetura ARM. O dispositivo com Windows 10 tende a trazer um possível sucessor do Exynos 2100, presente na linha Galaxy S21.

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

As informações foram reveladas pelo ZDNet da Coreia do Sul nesta quarta-feira (24) e se esbarram com outro rumor de 2020. Segundo o site, o computador deve chegar no segundo semestre de 2021, após o lançamento da nova geração do Galaxy Note. Ainda assim, não há detalhes sobre as especificações do chip da companhia.

Caso o PC seja de fato lançado, a Samsung estaria entrando em um território atualmente marcado pela Qualcomm, que colabora com a Microsoft desde 2018. Em meados do ano passado, a fabricante de chips marcou a estreia da segunda geração do Snapdragon 8cx para notebooks com Windows e com suporte ao 5G.

A Samsung também dividiria os holofotes com a Apple, que começou a substituir os processadores da Intel pela arquitetura ARM em seus computadores no ano passado. Dessa forma, em novembro, a fabricante do iPhone apresentou o Apple M1, que já se encontra dentro das novas gerações do Mac Mini, MacBook Air e MacBook Pro.

Galaxy Book S com processador Snapdragon 8cx (Imagem: Divulgação)

Os rumores chegam após o anúncio de parceria entre a Samsung e a AMD. Em 2019, as duas empresas fecharam um acordo para levar a GPU Radeon aos smartphones da marca sul-coreana. Em troca dos gráficos, a fabricante de processadores Ryzen receberia pagamentos através de taxas de licenciamento e royalties.

Além disso, este não seria o primeiro computador da Samsung com a arquitetura ARM. No mesmo ano, por exemplo, a empresa anunciou o Galaxy Book S com o processador Qualcomm Snapdragon 8cx. Entre os seus destaques, estavam o design e a bateria com a promessa de durar até 23 horas longe das tomadas.

Em 2020, a Samsung até chegou a lançar um novo Galaxy Book S. Mas o notebook trouxe o processador Intel Core i5-L16G7 (Lakefield) em vez do chip da Qualcomm.

Com informações: ZDNet e XDA-Developers

Novos AMD Ryzen 5000 têm arquitetura Zen 3 e prometem o melhor desempenho já visto em notebooks gamer e ultrafinos

Baseadas na arquitetura RDNA 2, GPUs AMD Radeon RX 6000 têm ray tracing e desempenho até 54% maior que geração anterior

Além do novo notebook gamer Nitro 5, Acer renovou linha Aspire 3, também com processadores AMD

Processador Samsung Exynos para notebooks com Windows 10 teria arquitetura ARM e tecnologia de 5 nanômetros

Após polêmica, Nvidia agora exige que fabricantes informem detalhes da configuração de GPUs RTX 3000 em notebooks

Comentários com a maior pontuação

Ótimo!! Quem vinha se arriscando já há tempos nessa área é a própria Microsoft e a HP, já com alguns modelos ARM Win 10 no decorrer dos anos, mas sem tanto apelo. Popularizando modelos e a entrada do hardware Samsung pode ser a virada de chave a fim da Microsoft acelerar e aparar as arestas do sistema.

Da mesma maneira que você cria um gráfico no Excel, pode fazer em documentos no Word ou no PowerPoint

Descubra as diferenças entre o Galaxy S10 e o Galaxy S20, dois smartphones da Samsung que estão em listas de desejo

Entenda o funcionamento de chips multinúcleos (octa-core, quad-core e etc) e fique livre do mito do processador em smartphones

Linhas Samsung Galaxy A ou M; qual comprar? Apesar dos diversos modelos, as duas linhas tem características marcantes

Na dúvida de qual comprar? Aqui você pode comparar e decidir entre o PS4 ou Xbox One; confira as principais diferenças

Nenhum comentário:

Postar um comentário