Ainda que o Instagram não tenha um recurso nativo para respostas automáticas, outra ferramenta disponível na plataforma pode ajudar a solucionar dúvidas comuns em mensagens diretas recebidas: as perguntas frequentes. Além dessa opção, aplicativos para Android ou iPhone se propõem a resolver o problema.
Como eu disse, ainda não há uma ferramenta dedicada a isso, mas, nas contas de criadores de conteúdo ou empresas, outro recurso pode ser útil para a questão: as perguntas frequentes.
Funciona assim: sempre que um usuário iniciar uma nova conversa com esse perfil comercial ou de criador de conteúdo, uma lista de até quatro perguntas pré-definidas pode aparecer como sugestão. Por exemplo:
Ao tocar em uma dessas perguntas, a mensagem é automaticamente enviada para o perfil comercial. Aí que está o truque: e se as próprias perguntas acompanhassem as respostas, dessa forma:
Há um limite de quatro perguntas frequentes que podem ser exibidas ao iniciar uma conversa e cada uma pode conter até 80 caracteres. Talvez seja necessário resumir a pergunta ou resposta para incluir a mensagem.
Como descrito, o recurso de perguntas frequentes pode ser um macete para responder alguns tópicos automaticamente, mas não chega a ser a solução ideal. Para tanto, alguns aplicativos se propõem a fazer isso. É preciso conectar a conta do Instagram ao app e eles, em maioria, são pagos.
É provável que, no futuro, o próprio Instagram ofereça um recurso nativo para as respostas automáticas a partir de perguntas comuns do usuário que entrou em contato, assim como o Facebook Messenger já traz. Enquanto isso não ocorre, essas são uma das soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário