Ninguém acha legal receber diversas ligações de telemarketing. Felizmente, a Anatel tem um site chamado “Não Me Perturbe” que permite bloquear chamadas de operadoras e instituições financeiras. Abaixo, vou mostrar como cadastrar seu número caso queira eliminar (ou pelo menos diminuir) essas ligações.
O “Não Me Pertube” é uma plataforma criada pela Anatel para solicitar o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações (telefone móvel/fixo, TV por assinatura e internet) das operadoras, bem como de operações de consignado (empréstimo consignado e cartão de crédito consignado) de instituições financeiras.
Inicialmente, o site abrangia apenas as seguintes operadoras: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM. Mas no início de 2020, diversas instituições financeiras também aderiram a iniciativa. Abaixo você confere a lista completa:
O funcionamento do “Não Me Perturbe” é bem simples. Após realizar o cadastro, o bloqueio acontece em até 30 dias. Por isso, não estranhe se você continuar recebendo chamadas durante esse período.
Outro ponto que também deve ser mencionado é que o site não bloqueia todas as ligações. Na verdade, o bloqueio abrange apenas as chamadas de telemarketing que sejam relativas a ofertas de serviços que não foram solicitadas pelo cliente. Ligações não identificadas, que ficam mudas ou que não sejam sobre telemarketing não serão bloqueadas.
Quanto as instituições financeiras, o bloqueio entra em vigor em ofertas indesejadas de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado. Por outro lado, essa restrição não se aplica aos seguintes casos: confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade.
Pronto, agora você já sabe como bloquear ligações de telemarketing na Anatel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário