O YouTube começou a usar inteligência artificial para criar capítulos automaticamente em vídeos longos. Disponíveis desde maio, os capítulos ajudam usuários a encontrarem o trecho que desejam, mas, hoje, exige que criadores de conteúdo indiquem manualmente o tempo de cada assunto na descrição do vídeo. Agora, a ideia facilitar o trabalho.
Em uma página sobre recursos que estão sendo testados, o YouTube revelou os planos de adicionar capítulos de forma automática e adiantou que a solução está sendo testada com um pequeno grupo de vídeos. A plataforma explicou que, em vez dos youtubers indicarem o tempo dos capítulos, o processo será feito com aprendizado de máquina.
“Queremos tornar mais fácil para as pessoas navegarem pelos vídeos com capítulos, por isso estamos experimentando adicionar capítulos automaticamente”, indicou a plataforma. “Usaremos aprendizado de máquina para reconhecer texto e gerar capítulos automaticamente”.
Aparentemente, a criação de capítulos de forma automática só funcionará se os trechos estiverem bem definidos, com uma vinheta ou outra solução no vídeo para indicar a mudança no assunto. O YouTube não indicou se pretende adicionar capítulos automaticamente nos vídeos em que o assunto muda de maneira mais fluida.
A plataforma também ofereceu o formulário disponível neste link para criadores de conteúdo pedirem a retirada de seus vídeos dos testes se identificarem algum problema.
O YouTube anunciou ainda que está testando uma mudança nos comentários. A plataforma começou a mostrar para um pequeno grupo de usuários uma opção para destacar em que momento do vídeo o comentário foi feito. Hoje, assim como os capítulos de vídeos, essa informação precisa ser adicionada manualmente.
A plataforma pretende exibir um ícone ao lado da caixa de comentário que, caso seja selecionado, exibe o tempo do vídeo. Ainda não há previsão de quando essa opção e o recurso que cria capítulos de forma automática serão liberados para todos os usuários.
Com informações: 9to5Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário