segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Apple dificulta conserto das câmeras no iPhone 12, diz iFixit | Celular | Tecnoblog

Trocar uma câmera quebrada no iPhone 12 está mais difícil que nas gerações passadas. O iFixit descobriu que a Apple passou a exigir um software proprietário para concluir o reparo de um sensor de imagem nos novos modelos. A ferramenta da Apple só pode ser acessada por assistências técnicas autorizadas, o que inviabiliza o conserto dos módulos de câmera por conta própria.

iPhone 12 Pro Max (Imagem: Divulgação/Apple)

O iFixit tentou substituir módulos de câmera entre dois iPhones 12 e notou que a alternância entre as lentes ficou instável: não era mais possível mudar para a câmera ultrawide e alguns modos de fotografia não funcionavam mais. Em certos casos, o aplicativo de câmera travava ou se tornava completamente irresponsivo, diz o iFixit, ressaltando que o conserto era fácil em modelos anteriores.

Um documento interno de treinamento confirma que é obrigatório rodar uma ferramenta proprietária da Apple para concluir uma substituição de câmera ou tela a partir do iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. O software é ligado à nuvem e só pode ser acessado por técnicos autorizados.

Segundo o iFixit, o problema nas câmeras acontece “deliberadamente, por negligência ou ambos”. A instabilidade após a troca dos módulos pode ser um “bug que a Apple eventualmente corrigirá”, porque não ocorre sempre: o próprio iFixit conseguiu substituir módulos de câmera entre dois iPhones 12 Pro e eles continuaram funcionando normalmente.

Além disso, só o fato de a ferramenta proprietária da Apple não ser executada após um reparo não é motivo para o componente substituído parar de funcionar. Nos iPhones XR, XS e 11, por exemplo, o software é exigido após uma troca de tela; se você não rodá-lo, o display funcionará normalmente, mas o iOS exibirá um alerta informando que o componente pode não ser genuíno. O mesmo ocorre com substituições de bateria.

A Apple não comentou o caso.

Novos iPhones 11 Pro e 11 Pro Max são caros, mas oferecem tudo o que você espera em câmeras, desempenho e bateria

Huawei volta ao Brasil com câmera que enxerga longe, desempenho impecável e design sofisticado, mas cobra por isso

Desmanche mostra que iPhone 12 e iPhone 12 Pro têm interior e componentes muito parecidos, com destaque para tela

iPhone 11 Pro Max tem segundo conector de bateria ligado a bobina de carregamento sem fio

iPhone 11 perde corpo de aço inox, câmera teleobjetiva e tela OLED, mas ainda é um grande aparelho

Comentários com a maior pontuação

Apple e Samsung lançaram smartphones ótimos (e caros), mas quem tem a melhor tela, desempenho, bateria e câmeras?

Compare as especificações, recursos e preços da linha iPhone 12 antes de decidir qual é o melhor modelo para o seu dia a dia

iPhone 11, 11 Pro ou 11 Pro Max? Vamos ajudá-lo a escolher qual smartphone novo da Apple você vai querer chamar de seu

Se você está pensando em comprar um MacBook usado pode ter sido orientado a checar a contagem de ciclos de bateria

Huawei P30 e P30 Pro vs. Galaxy S10 e S10+, qual o melhor smartphone Android de top de linha em 2019 no Brasil? Veja comparativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário