O May 2020 Update trouxe várias novidades para o Windows 10, entre elas, o Windows Subsystem for Linux 2 (WSL 2), ferramenta que permite ao Linux rodar como uma máquina virtual dentro do sistema operacional da Microsoft. Agora, o update de maio deixou de ser obrigatório para o recurso: a companhia acaba de liberar o WSL 2 para as versões 1903 e 1909 do Windows 10.
Essa é uma boa notícia, afinal, muita gente ainda não atualizou o Windows 10 para a versão 2004, que é a que corresponde ao May 2020 Update. Nesse sentido, também temos que considerar que há empresas, por exemplo, em que a atualização não é trivial por exigir testes, homologação e outros procedimentos relacionados.
Para desenvolvedores, administradores de sistema e outros profissionais de TI, o WSL é uma ferramenta deveras útil por permitir que aplicações para Linux sejam testadas ou acessadas diretamente no Windows, por exemplo.
Do WSL para o WSL 2 houve muitos avanços. A primeira versão, basicamente, traduz chamadas de sistema para Linux em chamadas equivalentes para execução pelo kernel do Windows. Já a segunda traz um kernel Linux verdadeiro e tecnologias da arquitetura de virtualização Hyper-V.
Graças aos novos atributos, o WSL 2 oferece desempenho mais consistente, aumenta a integração com o Windows, possibilita aceleração de aplicações por GPU e até favorece a execução do Linux com interface gráfica de usuário (GUI) — não por acaso, a distribuição Kali Linux agora pode rodar no Windows 10 com um ambiente gráfico completo.
É fácil descobrir a versão do seu Windows 10: no Menu Iniciar, vá em Configurações (ícone da engrenagem) / Sistema / Sobre e role a tela até a área Especificações do Windows.
Se a versão do Windows 10 for a 1903 ou a 1909, é preciso executar o Windows Update (Menu Iniciar / Configurações / Atualização e Segurança) para instalar as atualizações liberadas nesta semana (o pacote KB4566116) ou aguardar que esse procedimento seja realizado automaticamente.
Depois disso, é possível obter o WSL 2. As instruções de instalação estão no site da Microsoft.
Com informações: Bleeping Computer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário