O Google está começando a permitir que o preenchimento automático de senhas no Android aconteça apenas depois da autenticação do usuário, com ajuda da biometria. A novidade começou a aparecer no Google Play Services e isso significa que o recurso pode chegar em muitos aparelhos ao mesmo tempo.
Um grande número de smartphones e tablets que rodam o sistema operacional móvel do Google permitem o preenchimento automático de senhas em apps, ferramenta que é bastante útil quando você formata o aparelho e precisa logar em todos os aplicativos mais uma vez.
O problema é que basta que o aparelho esteja desbloqueado para que a sugestão de inserir a senha apareça quando necessário. Detalhe que pode ser um problema para os que esquecem o celular com a tela ligada e vão fazer outra coisa.
Para dar mais segurança e resolver este dilema, uma pequena alteração aconteceu dentro do Google Play Services em sua versão 20.33.13 e que permite adicionar autenticação biométrica para que a senha seja inserida em seu devido campo. É mais ou menos a mesma ideia do preenchimento automático de senhas em contas da Apple em iPhones e Macs, que sempre exigem este tipo de autenticação antes de inserir os dados.
No Android o usuário pode ser identificado com ajuda do leitor de impressões digitais ou então o reconhecimento facial, que é um método bastante falho em alguns smartphones – onde uma simples foto do dono pode desbloquear o aparelho. O novo preenchimento não ativa a autenticação por padrão, então se você quiser (eu sugiro que queira) ativar é só entrar entrar em Ajustes, depois toque em Sistema, Idioma e teclado, para depois tocar em “Serviço de Preenchimento automático” e selecionar o Google.
Nesta tela existirá uma chave que aciona a autenticação por biometria no Android. Vale lembrar que como cada fabricante altera o sistema operacional, alguns nomes de partes do caminho podem ser diferentes no seu celular. Tente encontrar algo mais próximo possível. Como a novidade chega pelo Play Services, ela deve aparecer em mais modelos e não depende de atualização do Android.
Com informações: Android Police.
Nenhum comentário:
Postar um comentário