A Anatel registra as insatisfações e os problemas dos consumidores nos serviços de telecomunicações, e divulgou nesta terça-feira (4) o balanço de queixas do primeiro semestre de 2020. A Claro praticamente dobrou o número de protocolos recebidos com queixas sobre o serviço de banda larga NET Virtua. Ainda assim, a TIM Live continua como o maior índice de reclamações.
A pandemia trouxe um maior nível de exigência pelo serviço de banda larga fixa, e as reclamações confirmam: houve alta de 31,8% na comparação com o primeiro semestre de 2019.
A operadora com a maior variação foi a Claro: a dona do serviço NET Virtua recebeu 131,9 mil reclamações, alta de 98,87% em relação ao mesmo período do ano passado. O indicador quase que dobrou: no 1º semestre de 2019, a operadora recebeu 66,3 mil protocolos.
A TIM Live passou por uma redução de 20,23% na comparação anual. A Vivo teve aumento de 16,82%, enquanto houve queda de 3,82% na Oi. As pequenas prestadoras tiveram uma alta considerável de 92,01% nos protocolos.
Ainda que a alta da Claro seja significativa, a TIM continua como a operadora de banda larga com maior índice de reclamações (IR). A métrica da Anatel indica a quantidade de protocolos para cada 100 usuários; quanto maior o IR, pior a avaliação.
O painel público da Anatel já conta com os dados do 1º semestre. A plataforma permite descobrir qual a operadora mais reclamada por região, bem como o IR e as principais queixas de cada prestadora.
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