O Google oficializou seu método de compartilhamento rápido de arquivos entre dispositivos Android. Batizado de Nearby Share, ele é equivalente ao AirDrop, da Apple. O recurso, lançado nesta terça-feira (4), começará a ser liberado para modelos do Pixel e da Samsung, e nas próximas semanas chegará a outros celulares a partir do Android 6.0 Marshmallow.
Com o Nearby Share, é possível transferir fotos, vídeos e outros tipos de arquivos, além de links para sites, com mais rapidez do que por apps de mensagens, por exemplo. O Google explica que, ao abrir o arquivo, basta selecionar a opção de compartilhar e tocar na opção Nearby. Em seguida, o celular busca aparelhos que estão próximos e permite escolher para qual deles a transferência será feita.
O destinatário é notificado e só precisa autorizar a conexão entre os celulares. “O Nearby Share escolhe automaticamente o melhor protocolo para o compartilhamento rápido e fácil usando Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC ou Wi-Fi ponto a ponto [conhecido como Wi-Fi Direto] — permitindo que você compartilhe mesmo quando estiver totalmente offline”, indicou a empresa, ao anunciar a novidade do Android.
Além de agilizar a transferência de arquivos e oferecer uma padronização no Android, o novo método é criptografado, o que, segundo a empresa, garante que informações de contato não sejam compartilhadas para a outra pessoa. O recurso conta ainda com configurações de privacidade para tornar o dispositivo visível para todos os contatos, apenas alguns deles ou ninguém.
Nos próximos meses, o Nearby Share conseguirá transferir arquivos entre celulares Android e Chromebooks. Em seu comunicado sobre o recurso, o Google não informou se e quando ele ficará disponível para outros sistemas operacionais. No entanto, ele possivelmente será compatível com Windows, Mac e Linux, que fariam transferências pelo Chrome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário