O balanço de reclamações do primeiro semestre de 2020 foi divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Assim como na internet fixa, a Claro registrou as maiores altas em queixas do serviço pós-pago e pré-pago. No entanto, a Nextel e a TIM registram os piores índices de satisfação dos clientes.
Na telefonia celular, a insatisfação foi maior concentrada por usuários do pré-pago: o número de protocolos cresceu 21,59% em relação ao primeiro semestre de 2019. O pós-pago trouxe queda nos registros, com 6,7% a menos na comparação anual.
Qualquer que seja a categoria, a Claro teve as maiores variações. Os protocolos de reclamação de clientes pré-pago subiram 57,11% no ano; enquanto no pós-pago, a alta foi de 12,66%.
A Anatel registra o Índice de Reclamações (IR), com a proporção de queixas por cada 100 assinantes. Quanto maior o IR, maior o número de protocolos. Com esse indicador, a companhia mais reclamada foi a Nextel, recentemente adquirida pela Claro. Em nível nacional, o pior resultado foi da TIM.
A plataforma de painéis da Anatel já foi atualizada com os dados do primeiro semestre. A ferramenta permite filtrar as reclamações por região, estado e cidade, o que a torna ideal para entender quais as principais queixas dos serviços.
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