O Google começou a atualizar o navegador Chrome para a versão 85 para todos os usuários, com novidades que vão desde melhorias no desempenho geral, passando por incremento de na velocidade de abertura de abas e a possibilidade de exibir uma pequena prévia do site ao passar o ponteiro do mouse na aba onde ele está aberto.
As otimizações que são mais importantes aconteceram por baixo do capô e podem significar que carregar uma aba agora será mais rápido, além de abas abertas em segundo plano consumirão menos recursos para continuarem por lá. Aumentar o desempenho é fruto de melhor otimização na hora de compilar dados, que utiliza informações de médias de uso de diversos usuários para fazer partes da página carregarem primeiro e com maior prioridade.
Este tipo de otimização já estava sendo implementado no Windows desde a versão 53 que foi lançada em outubro de 2016. A partir da versão 85, as melhorias ganham maior número de usuários e passam a afetar quem utiliza o Chrome em um Mac. Internamente o Google diz que o tempo de carregamento das abas foi até 10% menor, o que já é muito bom.
O agrupamento de abas já pode ser aberto ou fechado com mais facilidade. Perfeito para os reis e rainhas das abas abertas. Tem também uma prévia da aba que está aberta e que lembra o mesmo recurso que está presente no Windows 10, que mostra uma prévia da janela ou do app ao passar o ponteiro do mouse por cima dele na barra de ferramentas.
Uma alteração que atinge usuários de Chrome OS, seja em Chromebooks ou para tablets que utilizam o sistema operacional do Google, permite que uma nova interface de gerenciamento de abas seja exibida ao tocar no ícone que representa o total delas que estão abertas.
No Android se o usuário começar a digitar o endereço de um site que já está aberto, ele um link aparece nas sugestões e que indica que já existe uma aba aberta com o mesmo URL. Ainda no sistema para smartphones do gigante das buscas, o novo Chrome entrega novas formas para compartilhar links para outros browsers com a mesma conta ou então outros apps.
Voltando para os computadores, o browser poderá ser utilizado para preencher arquivos PDF sem a necessidade de outro programa instalado. A parte menos bacana é que este recurso será ativado aos poucos, em ondas mesmo para quem já tem o Chrome 85 instalado. Algumas das outras novidades que contei neste texto também podem chegar aos poucos para todos.
Com informações: Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário