terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Ônibus por aplicativo da UBus e Metra voltam a operar em SP | Aplicativos e Software | Tecnoblog

Esta terça-feira (5) marca o início das operações de uma linha de ônibus por aplicativo na região do ABCD Paulista operada pela empresa de transportes Metra e a plataforma UBus. Ou melhor, o “reinício”: o serviço começou a funcionar em setembro de 2019, mas foi suspenso no mês seguinte por conflitos com a Prefeitura de São Paulo.

Ônibus Metra / Ubus (foto: divulgação/Metra)

Na época, o serviço da Metra e UBus funcionava assim: no aplicativo da UBus (disponível para Android e iOS), o usuário precisava fazer um rápido cadastro e solicitar uma viagem informando os pontos de origem e destino; na sequência, o app indicava o horário da próxima viagem na linha e o ponto de embarque mais adequado.

Para o usuário, o principal benefício estava em garantir um assento em um ônibus com padrão rodoviário e, portanto, mais confortável que os veículos convencionais (urbanos).

Porém, para a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da Cidade de São Paulo, o serviço não estava credenciado para operar no município e, por isso, foi considerado clandestino. Desde então, os ônibus não circularam mais.

Na nova operação, a linha é diferente. O ônibus sai do Terminal Santo André Leste e vai até o Terminal Diadema, sem passar pela capital paulista, o que significa que, desta vez, não há risco de conflitos com a Prefeitura de São Paulo (na linha anterior, os ônibus operavam no trecho entre São Bernardo do Campo e a região da Berrini, na capital paulista).

O processo para reserva da viagem é praticamente o mesmo: o usuário informa os pontos de partida e destino, e marca o assento de sua preferência em um dos horários disponíveis.

De acordo com a Metra, empresa responsável pelos veículos, os ônibus circulam na linha 287E e param apenas em pontos específicos, como o Shopping ABC (Parada Santa Tereza) e o Terminal Piraporinha.

Ônibus da Metra e app UBus (imagem: divulgação/ Metra)

A passagem custa R$ 7,50 e pode ser paga no aplicativo da UBus via cartão de crédito. O cartão de transporte BOM também é aceito.

Ao embarcar, o usuário precisa apenas aproximar o QR Code exibido pelo app de um validador no veículo. As informações sobre os passageiros que embarcam e desembarcam são mostradas para o motorista em um tablet.

Além de ter um assento garantido, o usuário conta com Wi-Fi dentro do ônibus e pode consultar o mapa da viagem a qualquer momento. Outros recursos incluem poltronas reclináveis, ar condicionado, bagageiro interno, tomadas USB e, conforme manda a legislação, sistema de elevador para usuários em cadeira de rodas.

Proposta prevê um "Uber de ônibus" concorrendo com o sistema tradicional de transporte

Uber quer se tornar “sistema operacional do seu dia a dia” com tudo no mesmo aplicativo

App STM para estado de São Paulo terá alertas para avisar sobre problemas no ônibus para se diferenciar do Google Maps

Usuário poderá decidir entre pedir um carro da Uber ou fazer o trajeto de ônibus

4Bus começa a operar nesta quinta-feira (14) em Santa Catarina e tem app para Android e iPhone

Comentários com a maior pontuação

De fretamento coletivo e sem passagem pela rodoviária, confira quais os apps de ônibus ao estilo Uber rodam em regiões do Brasil

Usa ônibus, trem e metrô para se locomover? Sua viagem pode ficar melhor com esses três apps

Paz no céu, guerra na terra; veja como agradecer o motorista do ônibus em Fortnite antes do mata-mata

Saber o horário do transporte público ajuda a planejar sua rotina; saiba como ver seu ônibus em tempo real no Moovit

Saiba o que chega entre os lançamentos da Netflix para agosto de 2020; séries como The Rain, 3%, Lúcifer e filmes clássicos do cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário