sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Opera GX vs Chrome: compare navegador do Google com opção gamer | Navegadores | TechTudo

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

Opera GX é o navegador gamer da Opera. O software gratuito é derivado do Chromium, mesma base usada pelo Google Chrome. Embora tenha a mesma origem, seja bastante personalizável e rode as mesmas extensões, o Opera GX difere no aspecto dos recursos integrados. O navegador dispõe de mais ferramentas e maior variedade que o Chrome, além de contar com uma interface gráfica diferenciada.

LEIA: Cinco navegadores para usar a Internet sem deixar rastros

O GX tem controle preciso de consumo de memória RAM e processador, além de funcionalidades como VPN grátis embutida, e versões web de Instagram, WhatsApp, Messenger e Discord integradas ao navegador. No entanto, embora esteja disponível para Windows e Mac, a versão gamer do Opera ainda não tem suporte para sistemas baseados em Linux, como o Ubuntu. No comparativo abaixo, confira uma análise das diferenças entre Opera GX e Google Chrome para que você possa escolher qual dos dois é o mais recomendado para o seu dia a dia.

Opera GX vs Chrome: compare navegador do Google com opção gamer — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Desempenho

O Opera GX é destinado para o público gamer. Por isso, segundo os desenvolvedores, o browser tem um enfoque especial em garantir um consumo menor de recursos do sistema que navegadores concorrentes. A promessa tem sido colocada à prova, e alguns reviews indicam que o GX ocupa menos memória e onera menos o processador do que navegadores rivais.

Opera GX promete ser mais econômico em recursos do sistema — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Além de ser mais eficiente de saída, o Opera GX conta com o GX Control, uma ferramenta acessível na barra lateral e que permite controlar o consumo de processador e memória RAM. Com esse recurso, é possível reduzir o consumo do GX de forma manual, liberando mais tempo de processador e espaço de RAM para que o sistema use em outros aplicativos ou em games.

Os desenvolvedores do Chrome têm trabalhado para reduzir o consumo de recursos do navegador nas últimas versões. Entretanto, falta à opção do Google uma ferramenta que, similar àquela do Opera, permita que o usuário tenha o poder de ajustar as demandas do navegador durante o uso.

2. Personalização

Tanto o GX quanto o Chrome permitem que o usuário instale temas e faça modificações na interface gráfica do navegador, de forma que atenda a suas preferências pessoais. No GX, o nível de personalização é completamente integrado ao navegador e, com apenas alguns cliques, o usuário pode mudar o padrão de cores, as animações e os efeitos de transição, sons de ações no navegador, além de características da barra lateral. Até mesmo o papel de parede pode ganhar outro visual, além da possibilidade de escolher uma opção animada.

Opera GX e Chrome: os dois navegadores permitem customização e uso de temas — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

No Chrome, os temas podem ser encontrados na Chrome Web Store e, de forma similar ao que ocorre no Opera, interferem em características mais gerais do navegador: cores, botões, itens de interface, estilo de abas e barras do navegador podem ser modificados com a instalação e aplicação de temas. Como os temas do Chrome são pacotes instalados pelo usuário, é possível encontrar opções que modificam o navegador de forma mais profunda do que é possível no Opera GX.

3. Funções específicas

O Opera GX, assim como o Opera convencional, vem com um conjunto acessório de recursos que não aparecem no Chrome, tornando o navegador gamer uma opção mais completa. Os mais significativos desses recursos são o modo de economia de energia, que pode ser útil para poupar bateria em notebooks; VPN integrada, para navegar de forma anônima na Internet; o GX Cleaner, ferramenta que simplifica a limpeza de arquivos temporários do navegador e recurso de captura de telas integrado. Além disso, ainda há o Meu Flow, que permite compartilhar abas abertas entre celular e desktop na barra lateral, com integração entre apps de mensagens e redes sociais.

Opera GX se destaca pelos recursos integrados — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Além destes, ainda há o GX Control e o suporte integrado a temas, já citados anteriormente. Nenhum dos recursos aparece no Chrome e é uma tarefa difícil encontrar algo que o navegador do Google ofereça e que não haja equivalente, ou mesmo uma implementação mais completa, no Opera GX.

4. Extensões e integração com serviços externos

Um dos grandes diferenciais do Opera GX (e que vale também para o Opera convencional) é a barra lateral. Nesse espaço, o usuário pode fixar atalhos para redes sociais e mensageiros. Com isso, é possível rodar WhatsApp, Telegram, Messenger, Twitter, Twitch e Instagram direto do Opera, sem precisar de uma nova aba dedicada ou fazer download das versões Windows desses serviços.

Opera GX e Chrome são compatíveis com as mesmas extensões — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Em relação às extensões, há um empate. Derivado do projeto Chromium, que também é a base do Chrome, o Opera GX ainda oferece suporte integral às extensões do navegador do Google. Isso significa que o usuário tem acesso a extensões nativas, criadas para Opera, além de poder instalar normalmente as extensões disponíveis para o Chrome.

5. Suporte a mais de um usuário

Chrome é o único entre os dois a permitir mais de um usuário simultâneo — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Uma diferença entre os dois navegadores fica por conta do suporte a múltiplos usuários simultâneos. O Chrome permite o uso de conta para visitante, ou mesmo a adição de outros perfis ao navegador. No Opera GX, é possível permanecer logado em apenas uma conta de usuário. O recurso do Chrome permite compartilhar o navegador entre mais de um usuário, o que possibilita que cada conta tenha suas configurações, temas e histórico de navegação próprios.

Com informações de Opera, Google, LifeWire, TechNeg e PCMag

Veja também: Como usar o Facebook em modo escuro no PC

Como usar o Facebook em modo escuro no PC

Por que notebooks sempre ficam lentos rapidamente? Saiba mais no Fórum do TechTudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário