O lucro da Samsung cresceu no quarto trimestre de 2020 apesar de uma redução na venda de celulares. Nos últimos três meses do ano, a empresa teve faturamento de 61,55 trilhões de wons (R$ 300,7 bilhões), marcando alta de 2,8% em relação ao mesmo período de 2019. O lucro, por sua vez, cresceu 26,4% e ficou em 9,05 trilhões de wons (R$ 44,2 bilhões).
Em todo o ano de 2020, o faturamento da Samsung teve crescimento parecido ao do último trimestre e chegou a 236,81 trilhões de wons (R$ 1,1 trilhão). No mesmo período, o lucro da empresa cresceu 29,6% e ficou em 35,99 trilhões de wons (R$ 175,9 bilhões). Entre os departamentos destacados pela empresa, estão os de semicondutores e de telas.
Com alta na demanda de outras fabricantes, o lucro da divisão de semicondutores cresceu 11% e ficou em 3,85 trilhões de wons (R$ 18,8 bilhões). Enquanto isso, o setor de telas teve crescimento de 695% e registrou seu melhor resultado na história: lucro de 1,75 trilhões de wons (R$ 8,5 bilhões).
Ainda de acordo com a Samsung, o faturamento com celulares caiu 10% no quarto trimestre de 2020 e ficou em 22,34 trilhões de wons (R$ 109,1 bilhões). O lucro da divisão teve queda menos expressiva, de 3,9%, e passou para 2,42 trilhões de wons (R$ 11,8 bilhões). Segundo a fabricante, o resultado foi marcado por uma competição mais intensa entre as empresas e por maiores despesas com marketing.
Nos primeiros três meses de 2021, a expectativa é que a demanda por celulares e tablets seja menor que o observado no último trimestre de 2020. A Samsung explica que a queda deverá acontecer por conta da fraca sazonalidade, que é comum para o período. Ainda assim, a companhia pretende aumentar o faturamento e o lucro com lançamentos.
O primeiro trimestre de 2021 da Samsung é marcado pela chegada do Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra, lançados nos últimos dias. A empresa informou ainda que trabalha na expansão da categoria de celulares dobráveis, incluindo o Galaxy Z Fold e o Galaxy Z Flip.
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