Após embates com a Epic Games, que levaram à remoção de Fortnite da App Store, foi a vez do Facebook criticar a Apple por conta da taxa de 30% sobre qualquer transação que acontece dentro de apps instalados em seus dispositivos. De acordo com empresa de Mark Zuckerberg, essa política estaria prejudicando pequenos comerciantes, especialmente em tempos de pandemia.
A queixa do Facebook surgiu após o lançamento de um novo recurso da rede social para promover eventos online pagos. A ferramenta permite aos usuários cobrar o acesso a transmissões ao vivo feitas dentro da plataforma – uma forma de ajudar pequenas empresas e profissionais durante o isolamento social.
De acordo com o Facebook, além de recusa em abrir mão da taxa, a Apple ainda se opôs ao uso do próprio método de pagamentos da empresa, o Facebook Pay, para processar as transações no iOS. Para fins de comparação, no Android também há uma taxa de 30%, mas o sistema do Google permite o uso de outras formas de processamento de pagamentos, o que evita esses impostos.
De acordo com a executiva Fidji Simo, responsável pelo aplicativo principal do Facebook, a companhia esperava que a Apple pudesse contribuir com a causa, já que a própria rede social estava abrindo mão de suas taxas. “Ajudar as pequenas empresas a se recuperar da COVID-19 é uma coisa crítica, e todas as empresas de tecnologia deveriam cooperar”, ponderou.
Apesar de discordar da política da Apple, Simo afirma que o Facebook irá seguir todas as regras impostas – ou seja, não tomará atitudes com a da Epic Games em relação a métodos de pagamento alternativos à App Store. No Android e na versão web da plataforma, os criadores de eventos não terão nenhum desconto na receita gerada, ao menos até 2021.
Além do Facebook e da Epic Games, a Microsoft também fez duras críticas à política fechada da Apple e à taxa de 30%, que considera “anticompetitiva”. No fim de julho, foi o Telegram que se pronunciou sobre “censura de aplicativos” na App Store.
Com informações: Bloomberg
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