Nesta sexta-feira (21), a Kingston Technology lançou oficialmente quatro novos SSDs no Brasil voltados ao jogadores (principalmente), entusiastas e usuários corporativos: trata-se da linha KC2500 nas versões com 250 GB, 500 GB, 1 TB e 2 TB de armazenamento. Todas têm formato M.2 (2280) e interface PCI Express 3.0 com NVMe.
A Kingston faz questão de destacar que os SSDs KC2500 são baseados na especificação NAND TLC (Triple-Level Cell), que indica que seus chips contam com células que armazenam três bits. Neste ponto, vale recapitular as diferenças entre SLC, MLC, TLC e QLC:
A indústria também já fala em PLC (Penta-Level Cell), especificação que suporta cinco bits por célula. Só que essa é uma tecnologia que ainda está em fase embrionária, por assim dizer.
O que interessa aqui é que o TLC é uma das especificações que permitem à linha KC2500 chegar a até 2 TB de capacidade. Contribui para isso o uso de chips com 96 camadas de células do tipo.
A velocidade de leitura sequencial de dados é de até 3.500 MB/s (megabytes por segundo). Já a taxa de gravação sequencial varia conforme a capacidade de armazenamento:
Outras características incluem criptografia AES de 256 bits (por hardware), leitura aleatória de até 375.000 IOPS, gravação aleatória de até 300.000 IOPS e MTBF (sigla em inglês para Tempo Médio Entre Falhas) de 2 milhões de horas.
Os números também são generosos nos preços. Na KingstonStore, os valores são estes (é possível encontrar preços “menos ruins” em lojas como Kabum):
Todas as versões dos SSDs Kingston KC2500 têm garantia de cinco anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário