sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Dona do TikTok censurou conteúdo anti-China em app de notícias | Negócios | Tecnoblog

A ByteDance, dona do TikTok, censurou conteúdo anti-China em um aplicativo de notícias indonésio. Segundo a Reuters nesta quinta-feira (13), moderadores do BaBe (Baca Berita) da Indonésia foram orientados por uma equipe estabelecida na sede da empresa chinesa, em Pequim, a remover publicações que se opõem ao governo chinês.

ByteDance, dona do TikTok, censurou conteúdo anti-China em app de notícias, segundo Reuters (Foto: Unsplash/Kon Karampelas)

Os relatos partem de seis pessoas a par do assunto. Elas contam para a agência de notícias que conteúdos com críticas ao governo chinês foram censurados até meados de 2020 a partir de orientações dadas aos moderadores do aplicativo após a aquisição de todas as operações do aplicativo indonésio, em 2018, em sequência aos acordos feitos com o governo local para reverter o banimento do TikTok na Indonésia.

Ao The Verge, um porta-voz do Baca Berita afirma que “em nossos primeiros dias, antes de sermos capazes de adotar a abordagem mais localizada que usamos hoje, o BaBe tinha algumas práticas de moderação que não eram consistentes com nossa filosofia de fazer com que a equipe indonésia decidisse o que é apropriado para o seu mercado”.

“Essas diretrizes foram substituídas em 2019 e, desde então, construímos e capacitamos equipes de moderação locais para tomar decisões adequadas ao mercado local”, explicaram ao site especializado nesta quinta-feira (13).

Procurada pela Reuters, a ByteDance não teceu mais comentários sobre o assunto.

TikTok e WeChat (foto) devem ser banidos dos Estados Unidos (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O TikTok e o WeChat podem ser banidos dos Estados Unidos em breve. No último dia 6, o presidente Donald Trump assinou ordens executivas que proíbem empresas norte-americanas de fazerem negócios com a ByteDance e a Tencent por ameaçar “a segurança nacional, a política externa e a economia dos EUA”. As medidas entram em vigor em 20 de setembro.

O futuro dos aplicativos chineses, ainda assim, é incerto, já que as ordens executivas não explicitaram o banimento do TikTok e WeChat no país. Para Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, a proibição da rede social pode criar um precedente ruim em outros países. Outras companhias norte-americanas se preocupam com o banimento do mensageiro.

O TikTok também é investigado na França, pela Comissão Nacional de Informática e Liberdades (CNIL), por uso de dados de usuários.

Com informações: Reuters e The Verge

 

Ainda em estágio inicial, a conversa sobre a separação do TikTok de sua controladora é defendida por um grupo de investidores

Venda seria saída para impedir bloqueio do TikTok nos Estados Unidos; Microsoft confirmou interesse pela plataforma

Assim como a Microsoft, o Twitter também demonstrou interesse na operação do TikTok nos EUA, mas valor do negócio pode ser entrave

Nas ordens executivas, Trump afirmou que TikTok e WeChat "ameaçam a segurança nacional, a política externa e a economia dos EUA"

Funcionários da Amazon não precisam remover app do TikTok de seus smartphones para ter acesso a serviço de email corporativo

Se você não sabe o que é TikTok, apresentamos as principais características dessa rede social e tentamos explicar porque é tão popular

Como funciona o Avast Anti-Theft, aplicativo que controla seu smartphone remotamente em caso de perda ou roubo

O Easy Anti Cheat é usado para proteção dos usuários ao jogar online, mas o software ainda rende algumas dúvidas para desavisados

Entenda como o TikTok recomenda vídeos no For You; saiba como a rede social se baseia em fatores óbvios e outros nem tanto

Saiba como aumentar o tempo de gravação no TikTok e poste vídeos que duram entre 15 e 60 segundos na rede social

Nenhum comentário:

Postar um comentário