O Instagram e o Facebook oferecem a ferramenta de texto alternativo. A tecnologia faz o reconhecimento automático de objetos, com a finalidade de descrever uma imagem para pessoas com deficiências visuais ou visão reduzida.
Vale destacar que a descrição em voz alta é feita apenas quando o recurso de leitor de tela está ativado, no smartphone. Dessa forma, pode ser usado para acessar as redes sociais. Veja como funciona o texto alternativo.
Você pode deixar os seus posts acessíveis à pessoas com deficiências visuais. Além do modo que identifica o objeto automaticamente, ambas as redes sociais permitem que o texto alternativo seja editado pelo autor das publicações.
Ou seja, é possível incluir uma descrição detalhada da imagem. Sendo assim, ao tocar no post, a pessoa que usa as plataformas — com um leitor de tela ativado — poderá ouvir uma narração em voz alta dos detalhes destacados.
Para que a leitura do texto alternativo funcione, é necessário ativar a ferramenta de leitor de tela do seu aparelho: VoiceOver (iOS) e TalkBack (Android).
Esse recurso está disponível entre as opções de “acessibilidade”, dentro do menu de configurações do celular. Você pode ativá-la para entender, na prática, como funciona.
A descrição anteriormente adicionada será narrada pelo recurso de leitor de texto. Quando não há um texto alternativo previamente escrito pelo autor do post, caso a ferramenta identifique objetos na imagem, uma lista do que aparece na foto será indicada pela voz.
Vale lembrar que você pode escrever um texto alternativo em fotos já publicadas no Instagram, já que a rede social permite editar essa informação.



Nenhum comentário:
Postar um comentário